(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>163 Vós de Voz – Natal

>163 Vós de Voz – Natal

> Por Joana Valério e David Lucas

 O Natal é por tradição uma época de alegria, na qual comemoramos o nascimento de Jesus. Embora seja um feriado cristão, o Natal é amplamente festejado com costumes populares como troca de presentes e cartões, ceia de Natal, músicas natalícias e exibição de decorações como árvores de Natal e presépios. A troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal estimulam inevitavelmente um aumento da actividade económica. O Natal tornou-se então um período chave de negócio para os comerciantes e para as empresas em geral. Fomos à rua saber o que pensam alguns dos golpilheirenses sobre o Natal.
1 – Qual é o significado do Natal para Si?
2 – Acha que a crise está a afectar o Natal?
3 – Este ano vai gastar em presentes mais, menos ou igual ou ano passado?

Ana Sofia Valério, 29 anos, professora
1 – É uma época de confraternização entre as famílias, de amor, carinho e solidariedade.
2 – Sim, o actual poder de compra não permite grandes devaneios.
3 – Menos, estou bastante contida nos meus gastos.

Tiago Gonçalves, 28 anos, solicitador
1 – Não tem um significado especial para mim. Contudo reconheço a sua importância histórica, pois comemora-se o acontecimento que marcou decisivamente a evolução da humanidade nos últimos dois mil anos.
2 – Por um lado, existe um clima económico pessimista. Por outro, continuo a ver os espaços comerciais repletos de pessoas. Estou inclinado para concluir que o apelo consumista típico desta época é mais importante que o receio da crise.
3 – Vou gastar menos, pois considero importante fomentar a poupança, quer no seio das famílias, quer no Estado.

Filipa Silva, 26 anos, solicitadora
1 – União, família, amor.
2 – O meu verdadeiro sentido do Natal não fica afectado.
3 – Igual.

. voz de vós (alternativo) .
Por LMF
E como este tema é tão importante, não ficámos só pela Golpilheira e fomos entrevistar algumas personalidades famosas. As perguntas foram quase as mesmas:
1 – Qual é o significado do Natal para Si?
2 – Acha que a crise este ano está a afectar o Natal?
3 – Qual o conselho que nos dá para uma boa festa natalícia?

Engenheiro Sócrates, 53 anos, Vilar de Maçada, Nosso Primeiro
1 – Ora bem… para mim o Natal significa que o ano está quase a acabar e precisamos de nos preparar para aplicar o novo Orçamento de Estado, que foi uma bela prenda que preparámos para os portugueses.
2 – Eu acho que a crise está sobretudo a afectar-me a mim. Agora ao Natal, não sei… talvez não. Até porque o Natal é quando eu quiser.
3 – O conselho que eu dou é que acreditem no pai-natal, que é muito meu amigo, e que acreditem em mim, que sou muito amigo dele. Ah! E para a festa ser mesmo, mesmo bonita, comprem muitas coisas, para estimular a economia e pagarem muitos impostos. Assim, o Menino Jesus vai gostar muitos de vocês, porque foram uns meninos lindos!

Barack Obama, 49 anos, Honulu, Presidente dos States
1 – Natal is a província lá para os sides da África do Sul, descoberta by Vasco da Gama no day de Christmas de 1497. Eu achar que we nunca bombardeate essa coiso…
2 – I think que lá nos África não haver desses coisos, tipo crise.
3 – O meu advice é que adoptem o lema da my campanha em all mundo, para haver pás. So, quando chegarem as fridays, que vocês dizem sexta-feira, gritem very alto: “Yes, weekend”!

Pai-Natal, velhote, Lapónia, Vendedor de telemóveis e quinquilharia diversa
1 – Ora, o Natal para mim é uma canseira. Já tenho as pernas doridas com tanta miudagem que se senta no meu colo para a fotografia nos centros comerciais. O que vale é que agora toda a gente tem aquecimento central e ar condicionado e já poucos têm chaminé por onde eu possa entrar… senão estava lixado.
2 – A crise?! Qual crise?!
3 – O conselho que eu dou é que parem de pedir telemóveis, portáteis, playstations e máquinas de lavar e voltem a pedir as meias e as cuecas, que era um material bem mais leve de transportar e até está com promoções bem jeitosas nos chineses…

Menino Jesus, 2010 anos ou 0 dias (conforme a perspectiva), Belém, Nas palhinhas deitado, ou estendido (conforme o verso da musiquinha)
1 – O Natal?! Qual Natal?!
2 – A crise era uma coisa que havia quando eu nasci a primeira vez, que nem um quarto de jeito me arranjaram. Agora até vejo empresários e banqueiros a chorar pela crise enquanto vão nos seus Ferraris para as casas do Algarve!
3 – O meu conselho é que vão ver o que realmente se passou. Está escrito numa colecção chamada Bíblia, nos capítulos 1 e 2 dos livros dos meus secretários Lucas e Mateus.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.