(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Revista do ano 2010 | A Golpilheira em notícia

>Revista do ano 2010 | A Golpilheira em notícia

>Janeiro
O ano 2010 abriu com um convite à população para a apresentação do livro “Golpilheira Medieval – Documentos Históricos”, com documentação de 1142 a 1813 reunida e comentada pelo Doutor Saul António Gomes. Foi uma edição conjunta do Jornal da Golpilheira e da Câmara Municipal da Batalha, que constituiu uma forma de encerrar as comemorações dos 25 anos da criação da nossa freguesia. Contando com o apoio de algumas empresas locais, o livro fica também para a nossa história, como um repositório do importante espólio documental sobre as nossas raízes ancestrais.
Neste mês falámos ainda dos cantos das Janeiras e dos Reis na nossa terra, da actividade desportiva, das sessões gratuitas de informática para adultos e da solidariedade à volta da tragédia no Haiti.

Fevereiro
Em Fevereiro demos conta de como decorreu a sessão de apresentação pública do livro “Golpilheira Medieval”. Um salão cheio no CRG acolheu este evento, numa verdadeira tarde cultural.
A reportagem sobre o Carnaval da Batalha mostrou a imagens da folia que nem o frio impediu. E como o dia 20 de Março iria ser dia de “Limpar Portugal”, também nós nos mobilizámos para esse grande evento nacional.
Notícia ainda para a contestação no Celeiro contra o traçado do nó do IC9, para o futsal feminino sénior do CRG a caminho do tetracampeonato e para a mensagem “Quaresma ecológica” do Bispo de Leiria-Fátima.

Março
A chuva estragou os planos do “Limpar Portugal”, mas nem por isso as equipas deixaram de se constituir e ir para o terreno. Poucos, mas bons, os cerca de 60 voluntários do concelho da Batalha juntaram 18 toneladas de lixo.
Numa alargada foto-reportagem, mostrámos como a 8.ª edição do Passeio Todo-o-Terreno “Anjos sobre Rodas” foi mais um sucesso de organização.
Anunciávamos ainda, para o mês seguinte, a vinda do Presidente da República, Cavaco Silva, à Batalha para as comemorações do Dia do Combatente, e também um debate com Inês Serra Lopes e uma exposição sobre a “comunicação social”, a propósito dos 100 anos do primeiro jornal batalhense, “Batalha Nova”.

Abril
“Margens do Lena receberam 300 árvores” era o título do destaque, sobre uma iniciativa da SimLis, da ARH Centro e do Município da Batalha, que levou os alunos da nossa escola do 1.º ciclo do ensino básico a uma acção de reflorestação das margens do rio Lena.
No campo desportivo, o futsal feminino sénior do CRG conquistava o tetracampeonato, a Taça Distrital e um lugar na disputa da Taça Nacional.
Noticiámos ainda a digressão dos veteranos de futebol à Madeira, e adiantámos o programa da visita do Papa Bento XVI a Portugal e da “Festa da Fé” promovida pela Diocese.

Maio
O nosso destaque foi para o 32.º aniversário dos Bombeiros Voluntários da Batalha, com reportagem e entrevistas onde a palavra mais referida foi “presente”.
Maio foi o mês da FIABA e da apresentação de Olegário Benquerença como um dos árbitros do Mundial de Futebol da África do Sul.
Nesta edição, publicámos ainda um artigo histórico inédito de Saul Gomes sobre a “Casa dos Vidraceiros” do Mosteiro da Batalha, bem como um resumo das principais mensagens do Papa nos vários discursos e homilias que fez na sua deslocação a Portugal.

Junho
Uma “Visita ao Interior do Convento”, quando se trata de um mosteiro de clausura, é um trabalho jornalístico raro de se ver. Em Junho, a propósito dos 400 anos da Ordem da Visitação, conseguimos uma muito especial autorização para entrar no Mosteiro da Faniqueira e fomos conhecer em pormenor a vida das irmãs nossas “vizinhas” e tão desconhecidas da maioria de nós. Uma das habitantes desta clausura que nos acompanhou na visita guiada foi a irmã Maria Pia, natural da Golpilheira. Uma reportagem que ficará a marcar indelevelmente a história do nosso Jornal.
Neste mês apresentámos ainda o cartaz da festa de aniversário do CRG, falámos do encerramento do ano lectivo e do futuro projecto das Termas das Salgadas.

Julho
A festa do 41.º aniversário do CRG foi o destaque de Julho, com um balanço positivo apesar da crise que começava a fazer sentir o seu peso no bolso de todos nós.
Também em destaque, a apresentação do livro “A Família e a Saúde Mental”, um magnífico trabalho de estudo e de partilha de vida da nossa conterrânea Maria da Purificação Bagagem.
Nota ainda para João Moreira, campeão nacional de patinagem artística, atleta da UDB, cuja equipa conquistara nesse ano 17 medalhas de ouro em competições da modalidade.
Ficavam para o mês seguinte os cartazes das festas da Golpilheira, S. Bento e Batalha.

Agosto
Uma primeira página em forma de grande cartaz, a duas páginas, abria o destaque para todas as festas de Agosto: Batalha, Golpilheira e S. Bento. Em manchete especial, uma entrevista exclusiva de Rui Veloso ao Jornal da Golpilheira, onde considerou “excepcional” o concerto na Batalha e atacou as rádios nacionais pelo fraco apoio que dão à música portuguesa.
Revelámos ainda que a polémica linha de muito alta tensão Batalha-Lavos já estava em funcionamento e relatámos os jogos do torneio de futebol inter-freguesias “São Nuno de Santa Maria”, em que os veteranos da Golpilheira se sagraram campeões.

Setembro
O regresso às aulas é tema incontornável neste mês. A palavra “alegria” serviu para resumir o ambiente, apesar da nota triste de termos cada vez menos crianças em todos os níveis escolares, no País, no Concelho e na Freguesia.
Informámos também que uma “abertura” legislativa permitia desbloquear algumas situações de construção em espaço rural, embora possa ser uma situação temporária.
Finalmente, um olhar sobre a safra das vindimas, onde as gerações jovens estão cada vez menos presentes. Quanto às uvas, este foi um ano de maior quantidade, mas grau um pouco inferior ao do ano transacto.

Outubro

No mês do nosso 14.º aniversário, apresentámos um “programa de luxo” para a 17.ª Semana Cultural da Golpilheira, com muitas e variadas iniciativas e alguns convidados de nível nacional.
O desporto do CRG voltou a ser notícia, com a conquista da Super-Taça Distrital de Futsal Feminino, frente à equipa da Caranguejeira, com uma goleada por 12-0. Sim, doze a zero!
Também a agricultura voltou a merecer destaque, desta feita com uma reportagem sobre a vinda de uma máquina de apanhar milho, que fez numa tarde o trabalho que antigamente daria que fazer a dezenas de homens durante vários dias…

Novembro
A “Semana de Estrelas” encheu a nossa capa e mais oito páginas de reportagem sobre a Semana Cultural, que terá sido uma das mais concorridas dos últimos anos. Um sucesso que começou pelo próprio programa: uma festa dos anos 80 super divertida a abrir; um almoço para os seniores com a presença do excelente comunicador Artur Agostinho; um dia dedicado à Saúde; outro dedicado ao futuro da Freguesia; outro à música e aos livros com o convidado especial António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF; um arraial popular de S. Martinho animado pelo nosso rancho folclórico; o habitual e sempre sensacional desfile de moda “Golpilheira Fashion”; um passeio de TT nocturno e uma noite de cinema infantil; e a fechar o “dia do convívio”, com a missa matinal, um passeio pedestre, um almoço de convívio e sopa da pedra, e uma tarde de recreio e jogos tradicionais. Fantástico.

Dezembro
O ano acaba com o Natal e as respectivas festas, sobretudo dirigidas às crianças. Na Golpilheira houve duas, em dois dias seguidos, uma organizada pelas escolas, outra pelo CRG, e nós mostramos como foram bonitas e muito participadas.
Falámos ainda da solidariedade vicentina na Paróquia, da festa do Dia da Misericórdia da Batalha, na renovação do edifício do nosso Seminário, e do sucesso do golpilheirense Cesário Santos na prova 24 Horas TT de Fronteira.
E ainda uma mensagem do presidente aos sócios do CRG que, quem ainda não leu, deverá ler. Se já não tem o jornal em casa, visite na internet, onde poderá rever todos estes e muitos outros assuntos: http://www.jornaldagolpilheira.com/.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.