(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Corrida “simbólica” contra o Parkinson

>Corrida “simbólica” contra o Parkinson

>Acção decorreu na Batalha

O kartódromo da Batalha foi um dos lugares escolhidos para a Corrida contra o Parkinson, uma iniciativa realizada no passado dia 10 de Abril, a nível nacional, para sensibilizar a população para a doença.

Organizada pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), a corrida realizou-se à mesma hora noutras cidades, como Lisboa, Faro, Coimbra e Maia.

Este é um evento internacional que teve como objectivo percorrer 40 mil quilómetros, que representam simbolicamente a volta ao mundo. Helena Machado, presidente da APDPk, refere que “é importante que as pessoas conheçam a doença e compreendam as dificuldades que os doentes e familiares têm de ultrapassar no dia-a-dia; juntos poderemos sensibilizar e alertar os portugueses para esta doença”.

Estas acções inseriram-se nas comemorações do Dia Mundial do Doente de Parkinson, 11 de Abril, que corresponde à data de nascimento de James Parkinson, o médico inglês que, em 1817, identificou e descreveu os sintomas da doença que viria a receber o seu nome.

A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, cerca de 20 mil portugueses sofrem de doença de Parkinson.

A APDPk é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede em Lisboa e delegações em todo o País. Os seus principais objectivos são a sensibilização para a doença, apoio aos doentes e angariação de meios para intervir junto dos organismos competentes.
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.