(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Mosteiro sob o signo da água

>Mosteiro sob o signo da água

>Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efectiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim, através desta data comemorativa, pretende-se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi “Água: cultura e património!”. A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria-prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.
Neste dia, todos os monumentos afectos ao IGESPAR, incluindo o Mosteiro da Batalha, estiveram abertos ao público, dentro do horário normal de funcionamento, com actividades diferentes e com entradas gratuitas.
No caso do Mosteiro da Batalha, o programa estendeu-se aos dias 16 a 18 de Abril, com visitas focadas no sistema hidráulico do monumento, passeios às nascentes e cursos de água que o abastecem, concertos, jogos didácticos e outras actividades para o público e as crianças dos centros de ATL do concelho.
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.