(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Chama da Harmonia veio à Golpilheira

>Chama da Harmonia veio à Golpilheira

>https://picasaweb.google.com/s/c/bin/slideshow.swf

“World Run Harmony”

A World Harmony Run é um evento humanitário de cariz desportivo e mundial que procura promover a amizade e a compreensão internacionais. Hoje percorre todos os continentes, passando por mais de 140 nações ao redor do globo. Trata-se de uma corrida em estafeta na qual qualquer pessoa pode participar transportando uma tocha, símbolo da harmonia. A Corrida é organizada por uma rede internacional de voluntários. Coordenadores em cada país aliam-se a escolas, grupos comunitários, associações e autarquias para que a corrida chegue a todas as comunidades locais.

Este ano, a corrida conta com uma rota ibérica que une as três maiores cidades da península, Barcelona, Madrid e Lisboa, num percurso contínuo de aproximadamente 2000 quilómetros. Este percurso de 12 dias teve início na capital catalã no passado dia 25 de Abril e o seu término ocorrerá em Lisboa, a 6 de Maio, sendo a organização ibérica do evento da responsabilidade da Mensagens Positivas (Associação Recreativa e Cultural com sede em Coimbra).

Um dos locais de passagem foi a Golpilheira, no passado dia 5 de Maio, onde foi recebida no largo do Centro Recreativo pelos alunos e professores do Jardim-de-Infância e da Escola do 1.º Ciclo, bem como pelo presidente da Junta de Freguesia, Carlos Santos, e outras pessoas que por ali se encontravam.

Numa cerimónia simples, mas carregada de significado, os atletas explicaram o sentido desta iniciativa: “Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja na paz da alma”. Também o presidente da Junta salientou a importância de promovermos a paz entre todos e manifestou a sua alegria por receber na Golpilheira esta comitiva.

Não faltou animação musical, com a ajuda da flautista Ana Rito, que deu um tom mais festivo a este momento. A terminar, a Chama passou pelas mãos de todos os meninos e foi acompanhada numa pequena corrida por todos os presentes.

Luís Miguel Ferraz

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.