(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Ciclos CEPAE – O Espaço Rural

>Ciclos CEPAE – O Espaço Rural

>Pelos municípios da região
Teve início no passado dia 30 de Abril o novo projecto “Ciclos CEPAE”, do Centro de Património da Estremadura, proposta interconcelhia dos municípios associados do CEPAE pretende abordar temas do mundo rural, de forma a sensibilizar para a preservação dos diferentes patrimónios que correm sérios riscos pelo crescente abandono do mundo rural. As actividades decorrerão preferencialmente de forma descentralizada, realizando-se em locais não habituais, fora das sedes do concelho, em espaços relacionados com a temática rural, tornando mais eficaz a sua contextualização.

A primeira sessão decorreu no Agromuseu Dona Julinha, na Ortigosa, com diversas actividades ligadas à temática do “Porco”. Os participantes puderam assistir às palestras do investigador António Maduro sobre o tema “O porco na dieta alimentar das comunidades rurais do Século XX”, da técnica superior da Câmara Municipal de Leiria Isabel Brás, com o tema “Os museus etnográficos e a comunidade: o caso do Agromuseu Municipal Dona Julinha”, terminando com o testemunho do presidente da direcção da Associação de Suinicultores de Leiria, David Neves, abordando a importância do leitão na economia do concelho de Leiria. Houve ainda oportunidade para uma visita a este espaço museológico, para a recreação etnográfica da confecção artesanal de enchido e para um “Baile da Primavera”, com os ranchos folclóricos Flores da Primavera (Ortigosa) e Rosas do Lena (Batalha).

O próximo evento será no dia 28 de Maio, na Marinha Grande, com o tema “A arte Xávega e o fabrico artesanal do carvão”. Será mais um programa bastante rico, com testemunhos locais, visitas de campo, música e lançamento de livros.

Está também agendada passagem dos Ciclos por Ourém, para o dia 25 de Junho.
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.