(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Editorial . 167

>Editorial . 167

>Assembleia-Geral a 18 de Junho: Momento crucial para a Colectividade

Aproxima-se mais uma data crucial para a vida da nossa colectividade. Estão marcadas para o dia 18 de Junho de 2011 as eleições para a aprovação de contas do ano 2010 e a eleição dos novos corpos gerentes para o próximo biénio.

É importante que os sócios do CRG se mobilizem em torno da elaboração de listas para concorrerem a estas eleições, para assim assegurarmos o futuro da mesma. Novos desafios estão à porta e por isso é necessário haver pessoas com novas ideias.

Neste momento, a nossa associação está de boa saúde. As actividades, em fase de encerramento de época, deram-nos muitas alegrias. O Futsal Júnior e Sénior Feminino ofereceram-nos mais três conquistas: as duas Taças Distritais e o Campeonato Distrital de Juniores. Os escalões de formação de Futebol de Sete estão cada vez mais valorizados. A equipa de Veteranos de Futebol de 11 está com uma grande dinâmica. Nas actividades culturais, o nosso rancho folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena” continua a divulgar as nossas tradições. As Escolas de Música e Dança também estão vivas, conforme ficou demonstrado na última audição. Neste momento, temos uma sala cedida à empresa Planicôa para ministrarem Cursos de Formação em diversas áreas. As actividades recreativas também estão em bom nível, como a Ginástica Geriátrica, a Ginástica de Manutenção, os Jogos de Cartas, Damas e outros. Continuam a fazer-se diversas outras actividades recreativas, tais como: as Tasquinhas organizadas pelo nosso rancho; os festejos anuais comemorativos do aniversário da nossa associação, no qual se inclui o Festival de Folclore anual, também da responsabilidade do nosso rancho; as audições da Dançarte, Teclarte e Cordas e a festa de encerramento do ano lectivo, da responsabilidade das Escolas de Dança e Música; o convívio anual de encerramento das actividades desportivas; a Semana Cultural, que integra um arraial popular, um almoço para os jovens da terceira idade e o tradicional Almoço dos Amigos do CRG; a festa de Natal para as nossas crianças e que os adultos também gostam de apreciar, etc. As actividades comerciais, ou seja, o Bar e o Restaurante Etnográfico, estão a funcionar a bom nível, que é preciso manter e se possível melhorar.

Financeiramente, a situação também está controlada. Os empréstimos bancários estão a ser regularizados com pontualidade. A situação mais preocupante é a dívida para com os fiadores do pagamento dos terrenos, adquiridos junto à sede, que se cifra em 106.206,92 euros, distribuídos por treze fiadores. Como actual presidente da colectividade, tenho firme convicção de que este problema também se vai resolver, a médio prazo. Por isso, é indispensável a colaboração de todos. Temos de ter consciência de que a nossa colectividade é já uma pequena/média empresa. Tem ao seu serviço onze funcionários, aos quais temos de pagar os merecidos salários, e os respectivos impostos. Informo que para estes dois custos são necessários mais de 10.000 euros mensais. Estamos entre os maiores empregadores da nossa freguesia.

O caminho até aqui não tem sido nada fácil. Há alguns aspectos que podem ser melhorados num curto prazo. O número de sócios efectivos, apesar de toda esta dinâmica, tem estado a decrescer, por duas razões muito simples: a grande fatia de inscrições foi efectuada no ano de 1974 e muitos destes sócios iniciais, alguns naquela data já com alguma idade, foram partindo, como é comum entre todos os mortais; por outro lado, têm sido efectuadas ultimamente poucas inscrições, sendo a última em 08-02-2011, de uma senhora residente na nossa freguesia, que tem o número 1161. A nossa numeração de sócios nunca foi actualizada. Penso que deve ser feita uma campanha para inscrição de novos sócios, que incida com maior acutilância na juventude, não descurando também as outras pessoas, que nunca se inscreveram como sócios. Ainda quanto aos sócios, há muitos que não têm as quotas em dia. O valor anual não é muito elevado: são 9 euros. No entanto, se passarem dois, três, quatro ou mais anos sem as pagar, já custa mais a sua regularização. Por isso, lanço aqui um apelo para aqueles que estão nesta situação, que façam o seu pagamento no Bar ou na Secretaria do Centro.

Neste momento, apesar da tão propalada crise, estou muito optimista quanto ao futuro. Se tudo correr bem, durante o próximo mês de Junho de 2011 iniciar-se-ão as obras do Pavilhão Gimnodesportivo da Golpilheira, cuja construção é da responsabilidade da Câmara Municipal da Batalha. O prazo de construção é de 18 meses. É uma infra-estrutura que muito vai enriquecer a nossa freguesia e o nosso concelho. A nossa sede está a precisar de uma pintura exterior. No seu interior, é primordial dar um novo visual ao Bar. A conclusão da “Sala de Espera” junto ao Bar é uma necessidade. Será também necessário melhorar as salas da Escola de Música.

Em fim de mandato, resta-nos agradecer a todos quantos colaboraram em prol do desenvolvimento desta casa. Aos elementos das diversas secções, Desportiva, Escolas de Música e Dança, Rancho Folclórico, aos professores, alunos, treinadores, directores, colaboradores, atletas, aos formadores e formandos dos Cursos, e a todas as pessoas que de alguma forma, até à mais discreta, contribuíram para o desenvolvimento da nossa colectividade. Um agradecimento também aos nossos funcionários, pela forma zelosa com que se empenham  no cumprimentos das suas tarefas e pela dedicação que têm para com a nossa associação. Para rematar, também um grande agradecimento para a Câmara Municipal da Batalha, pela excelente parceria que conseguimos criar há muitos anos e que vamos reforçando cada ano que passa. Este agradecimento também é extensivo para a Junta de Freguesia da Golpilheira, que tem colaborado connosco dentro das suas limitadas possibilidades. E felizmente, para dar cobertura e noticiar todas estas actividades e outras, temos  o “Jornal da Golpilheira”, propriedade da nossa colectividade, no qual colabora muita juventude, o que muito nos orgulha. Não posso deixar de agradecer, na qualidade de presidente do CRG, a todos aqueles que de uma forma gratuita e desinteressada trabalham neste jornal mensal, superiormente dirigido por Luís Miguel Ferraz, que muito tem contribuído, ao longo dos anos, para a divulgação e desenvolvimento da nossa colectividade.

Vamos todos continuar a dar as mãos, para que o sucesso do nosso clube continue e seja cada vez mais um exemplo para as colectividades do concelho da Batalha, em particular, e do distrito em geral.
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.