(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
18.ª Semana Cultural da Golpilheira: 5 a 13 de Novembro

18.ª Semana Cultural da Golpilheira: 5 a 13 de Novembro

Um programa de luxo!

Este ano, a Semana Cultural trará à Golpilheira um leque de destacadas personalidades políticas de âmbito nacional e local, para um debate sobre “Austeridade: que fazer deste Estado?”: os deputados José Ribeiro e Castro e Paulo Batista, o empresário Henrique Neto e o presidente da Câmara da Batalha António Lucas.

Outras novidades serão a “Golpilheira no Facebook”, a prometer uma festa digital além-fronteiras, e a apresentação do livro de poesia de Cremilde Monteiro. E teremos ainda um desfile de moda, uma festa dos anos 80, um almoço dos idosos, um colóquio sobre Saúde, uma sessão sobre segurança dos idosos, um arraial popular de S. Martinho, um TT Nocturno, uma sessão de cinema infantil e o fecho com passeio pedestre e almoço de sopa da pedra.
Mais uma Semana Cultural da Golpilheira está à porta, entre 5 a 13 de Novembro, organizada pelo Centro Recreativo (CRG), com a colaboração de mais de uma dezena de pessoas com vontade de não deixar morrer a iniciativa. Nesta 18.ª edição, apresenta-se com mais um programa variado e repleto de boas propostas.
O desfile “Moda Golpilheira 2011” vai abrir o cartaz, no sábado 5, pelas 21h30, com a estilista Fátima Cruz a garantir uma das noites com mais tradição de sucesso nas nossas semanas culturais. Desde as roupas mais práticas para o dia-a-dia até às ideias mais sofisticadas para momentos especiais, não faltarão argumentos para uma noite de beleza e bom-gosto.
E para haver festa pela noite dentro, a “Festa dos Anos 80” traz o convite à dança com o DJ André “A Karaoke” e as “loucas” músicas dos anos 70, 80 e 90.
No domingo 6, como é já tradição, organiza-se o “Almoço +60”, oferecido aos maiores de 60 anos, naturais ou residentes na freguesia. O ano passado tivemos como convidado Artur Agostinho, que prometeu voltar este ano. A morte não o deixou cumprir a promessa, mas nós saberemos torná-lo presente com uma singela homenagem. E porque a vida continua, a tarde será animada pelo grupo de ginástica geriátrica do professor Ricardo e terá ainda um momento muito especial: a nossa poeta popular Cremilde Monteiro, apesar da sua limitação física, nunca desistiu do sonho de ter um livro com as suas poesias. Pois conseguiu realizar esse sonho, através de edição do Município da Batalha que será apresentada nesta tarde, com o título “A Estrada da Vida”.
A segunda-feira 7 será dedicada ao tema da Saúde, com uma equipa médica a fazer rastreios gratuitos à população, a partir das 19h00, quanto aos níveis de glicemia, colesterol, diabetes e outros. À noite, pelas 21h00, o colóquio versará sobre “Medicação na Terceira Idade”, com o Dr. José Leite, director clínico do Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição, da Misericórdia da Batalha. É um tema muito actual, já que está na ordem do dia a discussão sobre várias questões relacionadas com a medicação, como a dos medicamentos genéricos, a venda em unidose, etc.
Terça-feira 8 reserva-nos uma grande noite, a partir das 21h00. “Austeridade: que fazer deste Estado?” será o mote para um debate organizado em parceria pelo Jornal da Golpilheira e a Revista Invest, cujo director, João Paulo Leonardo, será o moderador de um elenco de luxo:
• José Ribeiro e Castro, ex-presidente do CDS-PP e actual deputado à Assembleia da República por este partido, sendo presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura. Tem uma profícua carreira política nacional e internacional, tendo sido deputado ao Parlamento Europeu entre 1999 e 2009, onde foi vice-presidente da Comissão do Emprego e Assuntos Sociais (1999-2002);
• Paulo Batista Santos, batalhense deputado à Assembleia da República pelo PSD, onde é vice-secretário da Mesa e vice-presidente  da Comissão Parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, sendo ainda secretário da Mesa da Assembleia Municipal da Batalha, membro do Conselho Nacional e da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD e presidente da Comissão Política de Secção do PSD/Batalha;
• José Ribeiro Vieira, empresário da Movicortes, presidente da NERLEI e do Conselho Geral do IPL, vice-presidente da CIP e da AIP, director do Jornal de Leiria e do Região de Cister. É uma das personalidades leirienses de relevo, com uma vida marcada pela acção no âmbito social, cultural e político, e uma vasta reflexão publicada, sobretudo, sobre a nossa região.
• António Lucas, presidente da Câmara da Batalha há quatro mandatos, tem desempenhado diversos cargos directivos em órgãos da administração local, nomeadamente, em associações regionais de municípios. É, provavelmente, a pessoa que melhor conhece a realidade política e social do nosso concelho.
Esta será, portanto, uma oportunidade de ouro para conversarmos com quem sabe, sobre a actual situação económica, social e política do País e da região.
Na quarta-feira 9, a GNR da Batalha virá fazer uma sessão de esclarecimento sobre o tema da “Segurança dos Idosos”. Embora destinada aos mais velhos, a apresentação será também muito útil para todos os outros, sobretudo quem tem idosos ao seu cuidado e quer conhecer alguns dos problemas que actualmente se agravam na sua segurança, sobretudo os que vivem mais isolados.
Para quinta-feira 10 está reservada outra novidade: “Golpilheira no Facebook” é o convite a todos os jovens e menos jovens que usam as redes sociais na internet a trazerem os seus portáteis e virem “navegar juntos”. Será uma oportunidade para alguns “amigos virtuais” se conhecerem “ao vivo”, partilharem contactos e conversarem sobre as suas actividades. Espera-se também a participação de golpilheirenses que estão longe, mesmo no estrangeiro, que assim poderão “ligar-se”  a nós e juntar-se à festa.
Festa rija será o arraial popular de S. Martinho, na sexta-feira 11, com castanhas, petiscos e boa bebida, este ano na Cividade. Escusado será dizer que todos são convidados a juntar-se no largo de S. Leonardo, estando prometida a animação com o nosso rancho folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”.
No sábado 12, realiza-se o 3.º Passeio Nocturno “Anjos sobre Rodas”, em todo-o-terreno. A concentração no CRG será às 17h00, seguindo-se o passeio pela região, jantar no Restaurante Etnográfico e, no fim, o trial na Canoeira.
Na mesma noite, na sede da colectividade, haverá uma sessão de cinema infantil, a começar às 20h30, com um filme de animação e algumas surpresas para os mais pequenos.
O encerramento, no domingo 13, marcará o primeiro aniversário da organização dos passeios pedestres “Golpilheira em Movimento”. A manhã começa com a Missa pelas intenções dos sócios do CRG, às 09h30, seguindo-se a concentração para o passeio pelas paisagens locais, a terminar na sede da associação com um almoço volante de “Sopa da Pedra” (5 euros por pessoa). Mesmo os que não participarem no passeio, estão convidados para vir almoçar ao Centro, bem como para participar na tarde recreativa que se seguirá, com jogos tradicionais como pião, andolas, salto à corda, rodeiros, etc. As inscrições deverão ser feitas até às 19h00 do sábado anterior.
Como se vê, são muitas e variadas as propostas para uma semana rica de cultura, diversão e convívio na nossa comunidade. Escusado será dizer que todas as pessoas de fora da freguesia que queiram marcar presença serão muito bem-vindas.
Luís Miguel Ferraz
Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.