(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Museu da Batalha celebra 1.º ano

Museu da Batalha celebra 1.º ano

Entradas gratuitas, visitas guiadas e animação

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) comemora no domingo 1 de Abril o primeiro aniversário da sua inauguração. O programa contemplará diversas actividades destinadas a todos os que se queiram associar às comemorações do aniversário deste novo equipamento cultural instalado no centro da vila.
Com entradas gratuitas durante todo o dia, os visitantes que queiram aprofundar os conhecimentos sobre a exposição do Museu são convidados a participar em visitas guiadas, decorrendo a primeira às 11h30 e a segunda às 14h30. Pelas 19h00, segue-se um momento de confraternização, no qual a equipa do MCCB convida para a “Hora do Chá”.
As comemorações terminam com uma visita acompanhada pela histórica da vila da Batalha. O ponto de encontro é às 21h00 no MCCB. O percurso prossegue com a contemplação nocturna pelos principais monumentos religiosos e civis de uma vila com muitas histórias e segredos para partilhar.

Férias da Páscoa no MCCB

Nos dias que antecedem o aniversário, entre 27 e 30 de Março, o Serviço Educativo do MCCB preparou para as crianças entre os 6 e os 12 anos diversas iniciativas que visam estimular a criatividade, a solidariedade, numa perspectiva lúdica e pedagógica. Assim, as crianças poderão aproveitar este período de férias escolares para realizar divertidas visitas temáticas e didácticas conduzidas por personagens mistério. Vão receber ainda a especial presença de um arqueólogo e de um paleontólogo, cientistas que vêm transmitir algumas noções sobre escavações e orientar oficinas alusivas ao desenho científico e à construção de fósseis e artefactos arqueológicos. Haverá ainda oficinas de expressão plástica inspiradas nos motivos da Páscoa, onde as crianças porão em prática a sua criatividade.
As iniciativas envolvem também uma visita ao novo Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha, numa actividade que termina com uma oficina prática alusivo ao vitral.
Para evocar o espírito de solidariedade desta época festiva, as crianças entregarão lembranças, previamente preparadas, à Loja Social da Batalha. Neste local, os mais novos poderão ter acesso à realidade do voluntariado, conhecendo as actividades desenvolvidas nesta instituição. 

Visitas guiadas

Recordamos que o Museu está a organizar aos primeiros domingos de cada mês um programa de visitas guiadas, que decorrem entre as 11h30 e as 12h30, sendo dirigidas a todo o público. Pretende-se dar a conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre o Museu, com acompanhamento personalizado.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.