(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Diga o que significa para si o Jornal da Golpilheira!

Diga o que significa para si o Jornal da Golpilheira!

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa: “Um dia com os media”

O dia 3 de Maio foi declarado Dia Mundial da Liberdade de Imprensa pela Decisão 48/432, de 20 de Dezembro de 1993, aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. Foi escolhido o dia 3 de Maio por se tratar da data do aniversário da Declaração de Windhoek. Esta declaração foi aprovada durante um seminário organizado pela UNESCO sobre a “Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana”, que se realizou em Windhoek, Namíbia, de 29 de Abril a 3 de Maio de 1991. A Declaração considera a liberdade, a independência e o pluralismo dos media como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos.
É costume serem programadas algumas iniciativas, a nível mundial, para comemorar esta data. Neste ano, destaca-se a proposta nacional “Um dia com os Media”, que pretende mobilizar todo o tipo de instituições e pessoas interessadas, para que, à volta desse dia e do tema que lhe dá o mote, tomem as iniciativas que entendam mais adequadas e motivadoras para reflectir sobre a questão “que significado têm os media na nossa vida e como poderiam tornar-se mais significativos?”.
O desafio é lançado a todo o tipo de instituições: bibliotecas, meios de comunicação, escolas, instituições do ensino superior, grupos de alunos, centros de investigação e formação, associações, universidades de seniores, movimentos, igrejas, autarquias, entre outros.
Num tempo em que as tecnologias e plataformas digitais permitem, como nunca, que os cidadãos se exprimam no espaço público, faz sentido que o olhar crítico e participativo relativamente aos media seja, ele próprio, um exercício de liberdade, num espírito positivo de contribuir para a melhoria dos media que temos.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas no sítio www.literaciamediatica.pt/umdiacomosmedia.

Dê-nos a sua resposta!

O Jornal da Golpilheira aderiu a este movimento, lançando um desafio aos seus leitores: escrevam a vossa resposta a esta pergunta: “que significa para si o Jornal da Golpilheira e como poderiam tornar-se mais significativo?”.
Pode colocar a sua resposta escrita na nossa caixa de correio no bar do Centro Recreativo, enviar para o email geral@jornaldagolpilheira.com , ou numa mensagem em www.facebook.com/jgolpilheira . Pode ser uma mensagem assinada ou anónima.
Na próxima edição, publicaremos as respostas…

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.