(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
APFN recebida pelo primeiro-ministro

APFN recebida pelo primeiro-ministro

Governo “atento” às famílias

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas foi recebida pelo primeiro-ministro no dia 15 de Maio de 2012, Dia Internacional da Família. Na ocasião, Pedro Passos Coelho manifestou a sua preocupação pela situação demográfica do País e a sua intenção de adoptar medidas que a invertam.

Neste contexto, o primeiro-ministro transmitiu a disponibilidade do Governo para indicar um interlocutor que avalie em conjunto com a APFN e até ao final de Junho próximo, algumas medidas que, no curto prazo, tenham impacto neutro no Orçamento de Estado, dada a conjuntura actual, de forte contenção das contas públicas, enquanto vigorar o programa de assistência.

Passos Coelho transmitiu, ainda, que é intenção do Governo começar também já a estudar medidas a adoptar a médio e longo prazo. Esteve ainda presente no encontro, o ministro da Solidariedade e Segurança Social que o primeiro-ministro indicou ter sobre a sua tutela a política de Família.

Durante a audiência, a APFN ofereceu o livro “100 Famílias, 100 Razões, 10 Propostas”, que reúne mensagens de 100 famílias que integraram a campanha que decorreu entre 1 de Janeiro e 9 de Abril de 2012 com o tema: “Quem são as famílias numerosas?”.

Com esta iniciativa, a APFN pretendeu alertar a sociedade para o longo “Inverno Demográfico” que Portugal atravessa há 30 anos e que gera no país contracção económica, desemprego, encerramento de escolas e maternidades e insustentabilidade dos sistemas de saúde e de segurança social. Simultaneamente, a APFN reitera a sua convicção de que é possível inverter a actual tendência, tal como outros países já o fizeram, e que essa inversão constituirá, não só um contributo para o crescimento económico do país no curto prazo, como um contributo para a sustentabilidade do Estado Social no médio e longo prazos.
A APFN foi formalmente constituída em 1999 e integra famílias com três ou mais filhos. Acredita e defende os valores da família, contando actualmente com mais de 10.000 associados. A APFN pretende, com a sua actividade, mudar as mentalidades e as políticas relativamente à família e transformar o actual cenário de inverno demográfico que, se não for alterado, continuará a conduzir à insustentabilidade económica e social do país. A APFN acredita na família como a solução do futuro e enquanto resposta histórica em todos os momentos de crise. Está convicta que o país precisa de mais crianças e jovens mas também precisa que essas crianças e jovens possuam as competências suficientes para enfrentar os desafios do Futuro. O lema da APFN é “Apostar na Família é construir o Futuro”.

Associação Portuguesa de Famílias Numerosas www.apfn.com.pt
.


Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.