(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Golpilheira nas 4 melhores do País

Golpilheira nas 4 melhores do País

Taça Nacional de Futsal Feminino

A equipa de Futsal Feminino Sénior do Centro Recreativo da Golpilheira está de parabéns, ao conseguir passar à fase final da Taça Nacional da modalidade, sendo uma das quatro equipas de topo a nível nacional que continuam a disputar a prova.

Golpilheira – 5
Belmonte – 0
Como tínhamos alertado na última edição, este jogo decidia a equipa que passava à segunda fase. O jogo foi disputado no pavilhão da Batalha, no passado dia 26 de Maio. Estiveram presentes muitos adeptos e simpatizantes da nossa equipa, que a galvanizaram para a vitória.
Apesar do resultado dilatado, construi-lo não foi nada fácil. A equipa adversária defendeu muito junto à sua área, dificultando a tarefa das nossas atletas. A sua preocupação era apenas defender. As nossas jogadoras começaram a ficar nervosas, uma vez que o primeiro golo não surgia. Depois de tanta insistência, Rita Eusébio conseguiu abrir o activo. Tínhamos de marcar mais golos. O segundo surgiu ainda antes do intervalo, por Irina. A margem era escassa. Precisávamos de mais discernimento na segunda parte. O fado foi o mesmo. Uma equipa que só atacava e outra que apenas se preocupava em defender, para sofrer o menor número de golos. Mas, “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” e, com persistência, conseguimos marcar mais dois golos por Irina e Sandra.
Estávamos a poucos minutos do final, quando se soube que o Vilaverdense tinha ganho por 4-2 ao Núcleo Sportinguista de Leiria. Para garantirmos a passagem, tínhamos de marcar mais um golo. Nesta altura, Teresa Jordão colocou a guarda-redes volante e, passados alguns momentos, esta estratégia surtiu efeito. Numa entrada oportuna, Jéssica marcou o quinto golo, que nos garantia o primeiro lugar no grupo. Foi o delírio total no pavilhão. Agora era controlar o jogo, fazendo retenção de bola para não correr riscos desnecessários.
Finalmente, chegou o apito final. Estava conseguido mais um objectivo: passar à segunda fase da Taça Nacional.

Fase final da Taça Nacional

Passaram a esta fase as três equipas vencedoras das séries do Continente e a equipa dos Açores. Golpilheira (AF Leiria), Quinta dos Lombos (AF Lisboa), Vermoim (AF Braga) e Posto Santo (AF Angra do Heroísmo) estão a disputar um campeonato entre elas, para apurar a campeã. Neste momento já se disputaram quatro jogos, faltando apenas dois.

Golpilheira – 1
Vermoim – 3
O jogo disputado no dia 3 de Junho, na Batalha, foi contra uma equipa já nossa conhecida e actual campeã em título, vencedora da Taça Nacional de 2010/2011. Batemo-nos muito bem, fazendo uma excelente primeira parte, onde tivemos várias oportunidades de golo que não conseguimos concretizar. Fomos para intervalo empatados a zero.
No segundo tempo, a equipa adversária, sem ter um grande ascendente sobre a nossa, aproveitou as oportunidades que teve e marcou dois golos. Fomos à procura do nosso primeiro golo. Viemos a consegui-lo, por Pisko, numa recarga, já dum ângulo bastante difícil. Este golo deu algum ânimo às nossas atletas, que foram à procura do empate. Tiveram oportunidade para isso. Mas foi o Vermoim que, num rápido contra-ataque, obteve o terceiro golo, que decidiu o jogo, uma vez que já estávamos perto do final.

Posto Santo – 1
Golpilheira – 6
O jogo disputado no dia 7 de Junho, em Angra do Heroísmo, cifrou-se numa expressiva vitória por seis golos contra um. A nossa toada atacante foi constante e a história do jogo fica contada pelos golos.

Quinta dos Lombos – 4
Golpilheira – 1
No encontro disputado no dia 10 de Junho, no pavilhão da Quinta dos Lombos, sabíamos que estávamos perante uma equipa muito forte, talvez a possível vencedora desta Taça Nacional. As nossas jogadoras não se intimidaram, jogaram de igual para igual, sem complexos e com muita bravura, mas a equipa da casa conseguiu marcar um golo na primeira parte.
O intervalo foi bom conselheiro para as nossas jogadoras, que sem medo foram para cima da equipa da casa e, numa dessas insistências, conseguiram empatar o jogo, por Jéssica. Competia à Quinta dos Lombos tomar a iniciativa do jogo. As nossas jogadoras batiam-se galhardamente, respondo com contra-ataques que só não deram mais golos por mera infelicidade. Basta lembrar uma bola que foi aos dois postes e não entrou. O tempo passava e o marcador não se alterava. Faltavam cerca de sete minutos para terminar, quando Licas vê o segundo amarelo e é expulsa. Jogámos durante dois minutos com apenas quatro atletas. Não sofremos qualquer golo neste período, mas causou um desgaste tremendo às jogadoras em campo. Faltavam apenas quatro minutos para terminar o jogo e o empate persistia. E foi durante estes quatro minutos que a equipa claudicou, aproveitando a equipa da casa a marcar mais três golos. Por tudo aquilo que fizemos, merecíamos outro resultado, pelo menos o empate. Foi um dos melhores jogos da Taça Nacional

Vermoim – 6
Golpilheira – 3
No dia 16, foi a vez de o Vermoim receber a Golpilheira e novamente aquela equipa levou a melhor no confronto directo. Soubemos do resultado em cima do fecho da edição, sem podermos adiantar mais pormenores sobre o decorrer do jogo.
A equipa da Golpilheira já não poderá aspirar ao primeiro lugar, mas ainda tem dois jogos para mostrar o seu valor, sobretudo no último jogo, contra a grande favorita à vitória. Por isso, não deixemos de ir apoiar as nossas atletas nestas provas:
– Dia 23, 18h00 (Batalha – Golpilheira / Posto Santo
. Dia 30, 18h00 (Batalha – Golpilheira / Q. Lombos.

Manuel Carreira Rito

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.