Pároco da Batalha festejou 50 anos de sacerdócio

Pároco da Batalha festejou 50 anos de sacerdócio

O padre José Ferreira Gonçalves festejou, no passado dia 15 de Agosto, as suas Bodas de Ouro de ordenação sacerdotal. Várias centenas de fiéis da comunidade paroquial da Batalha, que serve há 35 anos, uniram-se ao seu pastor na celebração eucarística e num almoço de confraternização.

Tanto na homilia da celebração como num breve discurso no convívio, o padre José Gonçalves frisou que os frutos da sua vida sacerdotal são, sobretudo, dom de Deus e ajuda dos fiéis que com ele partilharam essa vida. “Nas três paróquias onde estive – Monte Redondo, Atouguia e Batalha – sempre cheguei com medo, mas em todas Deus me mostrou que não vale a pena ter medo quando colocamos a vida nas suas mãos”, afirmou.

Embora não muito “adepto” de homenagens – segundo a comissão organizadora deste convívio, recusou “placas, lápides ou prendas vistosas” – aceitou “celebrar com os amigos que fazem parte da minha história sacerdotal e que contribuíram para que seja feliz, cinquenta anos depois da ordenação”.

Vários amigos e representantes de instituições locais manifestaram publicamente a sua homenagem ao aniversariante. Foi o caso do presidente do Município da Batalha, Paulo Santos, que o considerou um “bom homem, honesto, frontal e fiel aos seus princípios”, reconhecendo que “mesmo quando não concordamos, é evidente a sua preocupação em dar o melhor pela Igreja e pela sua paróquia”.

No final, antes do bolo e do champanhe que chegaram para os cerca de 350 participantes no almoço, foi-lhe oferecido um livro com quase uma centena de páginas cheias de dedicatórias manuscritas por pessoas e instituições batalhenses, em agradecimento pela dedicação e ajuda espiritual que lhes deu durante as últimas décadas de sacerdócio.

Ver: reportagem fotográfica

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.