(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Apelo à comunidade cristã e amigos: Está na hora de votar!

Apelo à comunidade cristã e amigos: Está na hora de votar!

A colocação de vitrais na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Golpilheira, é um dos projectos a votação no Orçamento Participativo da Câmara da Batalha para este ano.

Trata-se da última fase da obra de restauração deste templo, que ficou ainda por realizar no ano passado. Este será um investimento na ordem dos 50.000 euros e a verba do Orçamento Participativo, de 30.000 euros, tornaria possível avançar desde já com esta última intervenção, deixando a Igreja tal como foi sonhada no projecto inicial.

Para ganhar este “concurso”, é necessário que este seja o mais votado dos 14 projectos aprovados, pelo que é essencial a colaboração de toda a população e das pessoas que considerarem que este é um investimento que valoriza a freguesia e o concelho da Batalha em geral.

E é só até 16 de Abril, dia em que termina a votação.

Toda a gente poderá votar, mesmo quem não é do concelho, pelo deverão pedir a amigos, vizinhos, familiares, conhecidos e desconhecidos, sobretudo nas redes sociais.

Para ir à proposta na página do Orçamento Participativo, clicar no endereço abaixo:

op.cm-batalha.pt

Ao fundo da proposta está o “botão” para votar. É preciso entrar na plataforma, através da conta de facebook ou com com um registo feito com o endereço de email. Quem não o tiver email poderá pedir ajuda a um familiar ou amigo para o criar e fazer o registo na referida página.

Candidatura

Para dar a conhecer aos leitores o que se pretende, passamos a transcrever a justificação apresentada no portal:
«A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na freguesia da Golpilheira, foi alvo de uma profunda remodelação este ano, sendo reinaugurada a 29 de Maio de 2016, numa celebração presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Além da mudança do telhado, todo o interior foi reestruturado, tornando este templo moderno, acolhedor e adequado às normas litúrgicas em vigor. O investimento total foi na ordem dos 350 mil euros, suportados em grande parte pelos donativos dos fiéis e entidades diversas, estando ainda em fase de liquidação cerca 1/4 desse valor.
O resultado final tem sido por todos elogiado, com a ressalva de um elemento que viria completar a intervenção e dar ao espaço a sua identidade definitiva: os vitrais nos seus amplos vãos de entrada de luz. Já foram pedidos três orçamentos para este fim, rondando os 45.000 a 50.000 euros. A comunidade local poderá contribuir generosamente para esse fim, mas o valor resulta demasiado elevado para as possibilidade actuais, pelo que a dotação do orçamento participativo (30.000 euros) seria a resposta a esta necessidade.
Além de ser um área integrada na cultura/associativismo, uma vez que tal obra contribuirá para o enriquecimento da população e do seu património, por via da acção da Comissão da Igreja, ela contribui ainda para o plano do turismo concelhio, pela beleza acrescida que traria a este templo. Sublinhamos, neste contexto, que esta igreja recebeu o altar e outras peças litúrgicas que serviram durante as últimas décadas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, o que lhe veio dar um enorme valor patrimonial, artístico e potencialmente turístico.»

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.