(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Protocolo confirma prémio do Orçamento Participativo

Protocolo confirma prémio do Orçamento Participativo

A Comunidade Cristã da Golpilheira e a Câmara Municipal da Batalha assinaram, no passado dia 28 de Julho, o protocolo que define os termos de concessão do valor do projecto “Vitrais para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima”, vencedor do Orçamento Participativo deste ano. Fica, assim assegurada a verba de 30 mil euros para esta obra que irá dotar de maior valor artístico, patrimonial e turístico este templo do concelho da Batalha.

Na mesma sessão foram outorgados outros protocolos de apoio a instituições concelhias, nomeadamente, de 10 mil euros para um novo piso no pavilhão da Associação Recreativa Amarense e de 20 mil euros para a requalificação de edifícios de cariz público na freguesia de São Mamede, por parte da Igreja Paroquial.

Quanto aos vitrais, foi apresentado um estudo iconográfico pelo director do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte, que está em apresentação e discussão pública e que a seguir resumimos. Os interessados em comentar ou sugerir alterações deverão contactar a Comissão da Igreja.

 

Programa Iconográfico

“Estando a Comunidade da Golpilheira especialmente entregue à protecção de Cristo, evocado como o Senhor dos Aflitos e representado no momento do Calvário, e tendo como orago da sua igreja Nossa Senhora de Fátima, a intervenção plástica a plasmar nas entradas de luz do espaço de reunião desta comunidade em assembleia orante pode tomar-se a partir do Evangelho de João (19, 25-27), na passagem que, tradicionalmente, a Igreja lê quando celebra a Solenidade da Virgem de Fátima. Nesta página da Escritura, o evangelista, que a tradição faz coincidir com o discípulo amado, descreve uma série de entregas, desde logo a entrega de «amor até ao fim», mas também a entrega de Maria à humanidade e da humanidade a Maria. Às palavras deste trecho, juntam-se, no final, umas outras que se pretendem conclusivas e, ao mesmo tempo, legenda dessa inclusão da comunidade concreta da Golpilheira na paisagem do Calvário, ao ponto de, também ela, “acolher” Maria em sua casa.

– Junto à cruz de Jesus estava, de pé, sua mãe.

– Ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, Jesus disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!».

– Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!».

– E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.

– E a comunidade da Golpilheira, acolheu-a em sua casa.

Justifica-se o itinerário e implantação no espaço propostos pela razão de se colocar o momento do Calvário no janelão mais solene da igreja e de fazer derivar as outras representações num caminho que segue desde a entrada até ao lugar mais íntimo, onde se verá o tema «acolheu-a em sua casa».

Na parte exterior da igreja terá lugar essa frase que pretende assumir que o discípulo amado é, no Calvário, também imagem da comunidade da Golpilheira, igualmente amada por Cristo e à qual entrega Sua Mãe.”

 

Próximos passos e apoio

Porque queremos que estes vitrais venham a ser uma verdadeira obra de arte e não apenas “vidros coloridos”, estamos a apostar na qualidade do desenho a escolher, procurando a possibilidade de ser um pintor a fazer as respectivas pinturas. Assim que tenhamos alguma proposta concreta, será apresentada à Comunidade.

O valor do Orçamento Participativo será insuficiente para cobrir o custo desta intervenção. Sabemos que algumas pessoas ou famílias estão interessadas em patrocinar um dos vitrais. Quem o desejar, deverá contactar a Comissão quanto antes.

A Comissão

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.