(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Paróquia Ortodoxa da Batalha festeja 3.º aniversário com Arcebispo Metropolitano de Espanha e Portugal

Paróquia Ortodoxa da Batalha festeja 3.º aniversário com Arcebispo Metropolitano de Espanha e Portugal

Foi no dia 18 de Janeiro de 2015 que a comunidade Ortodoxa da região celebrou a sua primeira Sagrada Liturgia na igreja matriz da Batalha, cedida pela Diocese de Leiria-Fátima para uso desta comunidade.

Assim se formou a paróquia ortodoxa de “São Job de Pochaev”, sediada na Batalha, mas que acolhe pessoas de toda a região de Leiria, especialmente da Marinha Grande. Para orientar a comunidade, veio como pároco o euro-monge Yuvenalii, que ficou a morar numa residência do Convento da Visitação, também cedida pela Diocese. Passados três anos, a comunidade tem-se consolidado e mantém uma ligação saudável com a paróquia católica.

O terceiro aniversário da fundação desta paróquia da Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Constantinopla foi assinalado no passado dia 21 de Janeiro, com uma solene celebração da Sagrada Liturgia, presidida por Sua Eminência Policarpo, Metropolita de Espanha e Portugal, Exarca do Mar Mediterrâneo e presidente da Assembleia Episcopal Ortodoxa de Espanha e Portugal.

O ilustre visitante foi acolhido pela comunidade no adro da igreja matriz, pelas 10h00. Primeiro foram as crianças a darem-lhe as boas-vindas com flores. Depois, os jovens fizeram a sua saudação ao Metropolita com a oferta de pão e sal, conforme as tradições ucranianas. Por fim, apresentou-se o monge Yuvenalii, saudando-o com o Santo Evangelho. O Serviço Divino começou cerca de meia hora depois, com cerca de uma centena de pessoas presentes, entre as quais o Arquimandrita Filipe, vigário da Igreja Ortodoxa em Portugal e Galiza e também os sacerdotes do vicariato português.

Ao final da manhã, Sua Eminência Policarpo encontrou-se com o pároco católico da Batalha, padre José Ferreira Gonçalves, para a troca de cumprimentos e partilha de informações sobre a vida eclesial.

Por fim, muitos dos presentes juntaram-se num almoço de confraternização, aproveitado pelos responsáveis locais para conversar com o Metropolita sobre a vida e as actividades da Igreja Ortodoxa na região.

(Clicar na imagem para aceder ao álbum)

 

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.