(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
“Missão País” passa uma semana na Batalha

“Missão País” passa uma semana na Batalha

De 11 a 18 de Fevereiro, irá estar na paróquia da Batalha um grupo de estudantes universitários que fazem parte da “Missão País”, um projecto católico que tem como objectivo viver e testemunhar a fé dentro das universidades e partir daí para a evangelização por todo o País.

Este projecto nasceu em 2003 e já realizou mais de 150 missões por cerca de uma centena de paróquias, movimentando actualmente mais de 2.500 jovens. As missões são realizadas em grupo, nos períodos de férias escolares, consistindo na vivência da oração e do serviço em voluntariado. O lema para este ano é “A paz esteja em tua casa!”.

A face mais visível da sua presença é a missão “externa”, o serviço que prestam em instituições (lares, hospitais, escolas, ATL, Misericórdias…) e nas visitas “porta-a-porta” para evangelizar, ajudar as pessoas nas suas tarefas diárias ou simplesmente fazer companhia. Mas há também a missão “interna”, marcada pela espiritualidade com que vivem esta semana e que parte da oração, da meditação e da Eucaristia diária. E a missão “pessoal”, que consiste na aprendizagem que cada um faz e da experiência de ser instrumento nas mãos de Deus, o que provocará a sua transformação interior.

As missões realizam-se em três anos consecutivos, sendo o primeiro para estabelecer relações locais e acolhimento mútuo, o segundo para aprofundar essa relação e ajudar à transformação interior das pessoas, e o terceiro para motivar as pessoas missionadas a partirem também elas em missão.

O grupo irá ficar instalado na sede do Rancho Folclórico Rosas do Lena, na Rebolaria, e fará a sua apresentação à comunidade paroquial, no domingo 11, na Missa das 11h00, no Mosteiro. No sábado 17, irão jantar em casas de famílias que queiram acolher algum ou alguns deles, devendo inscrever-se antecipadamente para tal.

Os jovens da “Missão País” passarão também pela Golpilheira, não estando ainda definidas as acções a desenvolver e as celebrações que virão animar. Serão anunciadas à comunidade no início dessa semana.

No final da semana, irão promover duas iniciativas abertas a toda a população, uma apresentação teatral e uma vigília de oração.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.