(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
‘‘A Abóbada’’ – o filme inspirado na história do Mosteiro da Batalha

‘‘A Abóbada’’ – o filme inspirado na história do Mosteiro da Batalha

Tobias Monteiro – natural da Batalha – faz parte do elenco do filme, juntamente com José Martins, João Catarré, Maya Booth, Filipe Vargas, João Didelet e Figueira Cid.

A produção foi rodada nos últimos meses de 2020 no Mosteiro da Batalha e retrata a célebre lenda sobre a abóbada da Sala do Capítulo, da autoria de Alexandre Herculano e inspirada em Afonso Domingues (interpretado por José Martins), mestre arquiteto do Mosteiro da Batalha.

‘’Para celebrar a vitória sobre os castelhanos na batalha de Aljubarrota, o rei D. João I (interpretado por João Catarré) decide mandar construir um grande mosteiro. Na corte, defendem uns que deve ser um arquiteto estrangeiro, largamente experiente e mais preparado, a tomar o encargo de tão grande responsabilidade. Outros defendem que, precisamente pela enorme responsabilidade e simbolismo de tal monumento, deve ser um entre os muito sabedores e experimentados portugueses a fazê-lo. […] A súbita cegueira de Mestre Afonso Domingues acaba por levar o rei a ceder e entregar a obra ao arquiteto estrangeiro, que acaba por a ver derrocar. Perante o desastre, D. João I chama o seu eleito, Mestre Afonso, que mesmo que cego dirige a construção de uma nova abóbada.’’

O filme português pode ser visto através da plataforma RTP Play.

Tobias Monteiro é natural da Batalha e é ator e dobrador desde 1996.

fonte: RTP

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.