Comunidade Cristã da Golpilheira assinalou dias de festa

Comunidade Cristã da Golpilheira assinalou dias de festa

Festa do Padroeiro simples, mas intensa

Com as restrições ainda em vigor quanto a festas e romarias, não foi ainda este ano que tivemos o regresso dos festejos religiosos com procissões, arraiais e todo o ambiente que lhes é característico, de que todos teremos saudades…

Ainda assim, os nascidos em 1981, festeiros deste ano, quiseram assinalar no primeiro domingo de Agosto, dia 1, a festa possível em honra do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da Comunidade Cristã da Golpilheira.

Clique na imagem para ver toda a galeria

Foi uma celebração muito simples, mas vivida intensamente, com a Missa às 09h30, em que 13 deles marcaram presença e ajudaram na celebração. A igreja encheu-se e abriram-se as portas para possibilitar a participação de mais algumas dezenas de pessoas no exterior, mantendo as regras do distanciamento, da desinfecção das mãos e do uso obrigatório de máscara. No interior, o andor do Padroeiro estava adornado com flores e a animação litúrgica fez, de facto, jus a uma verdadeira Missa da festa.

Também com alguns arranjos ornamentais esteve o adro, destacando-se uma “amostra” do cordão de murta e outros dos sinais que estariam a encher a rua até à igreja “velha” por estes dias. No final da Missa, foram vendidos alguns bolos e houve até encomendas para o domingo seguinte, até ao qual se mantiveram os referidos adornos e onde voltou a marcar presença um grupo dos festeiros “a virar cassetes há 40 anos”.

Quanto a uma festa mais “expressiva”, tal como os festeiros do ano passado, também estes ficarão à espera de uma oportunidade para a fazer, em moldes que futuramente serão analisados e combinados entre todos.

Embora não se tenha feito o habitual peditório pelas ruas e pelas empresas, pelos mesmos motivos de evitar contactos, a Comissão de Festas e a Comissão da Igreja recolheram algumas ofertas nesse dia das pessoas que quiseram tornar-se festeiras com uma oferta para o Padroeiro.

Missa de festa em S. Bento

Também a tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Esperança, em S. Bento, foi assinalada no domingo 29 de Agosto. A Missa da Comunidade Cristã da Golpilheira, às 09h30, foi celebrada no adro da igreja de S. Bento, preparada pela Comissão da Igreja de S. Bento e alguns nascidos em 1971.

Clique na imagem para ver toda a galeria

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.