(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Comunidade Cristã da Golpilheira assinalou dias de festa

Comunidade Cristã da Golpilheira assinalou dias de festa

Festa do Padroeiro simples, mas intensa

Com as restrições ainda em vigor quanto a festas e romarias, não foi ainda este ano que tivemos o regresso dos festejos religiosos com procissões, arraiais e todo o ambiente que lhes é característico, de que todos teremos saudades…

Ainda assim, os nascidos em 1981, festeiros deste ano, quiseram assinalar no primeiro domingo de Agosto, dia 1, a festa possível em honra do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, padroeiro da Comunidade Cristã da Golpilheira.

Clique na imagem para ver toda a galeria

Foi uma celebração muito simples, mas vivida intensamente, com a Missa às 09h30, em que 13 deles marcaram presença e ajudaram na celebração. A igreja encheu-se e abriram-se as portas para possibilitar a participação de mais algumas dezenas de pessoas no exterior, mantendo as regras do distanciamento, da desinfecção das mãos e do uso obrigatório de máscara. No interior, o andor do Padroeiro estava adornado com flores e a animação litúrgica fez, de facto, jus a uma verdadeira Missa da festa.

Também com alguns arranjos ornamentais esteve o adro, destacando-se uma “amostra” do cordão de murta e outros dos sinais que estariam a encher a rua até à igreja “velha” por estes dias. No final da Missa, foram vendidos alguns bolos e houve até encomendas para o domingo seguinte, até ao qual se mantiveram os referidos adornos e onde voltou a marcar presença um grupo dos festeiros “a virar cassetes há 40 anos”.

Quanto a uma festa mais “expressiva”, tal como os festeiros do ano passado, também estes ficarão à espera de uma oportunidade para a fazer, em moldes que futuramente serão analisados e combinados entre todos.

Embora não se tenha feito o habitual peditório pelas ruas e pelas empresas, pelos mesmos motivos de evitar contactos, a Comissão de Festas e a Comissão da Igreja recolheram algumas ofertas nesse dia das pessoas que quiseram tornar-se festeiras com uma oferta para o Padroeiro.

Missa de festa em S. Bento

Também a tradicional festa em honra de Nossa Senhora da Esperança, em S. Bento, foi assinalada no domingo 29 de Agosto. A Missa da Comunidade Cristã da Golpilheira, às 09h30, foi celebrada no adro da igreja de S. Bento, preparada pela Comissão da Igreja de S. Bento e alguns nascidos em 1971.

Clique na imagem para ver toda a galeria

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.