(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Abertas as inscrições para as Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria 2021

Abertas as inscrições para as Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria 2021

Estão abertas as inscrições gratuitas (culturapopular@cm-leiria.pt) para as “Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria 2021” (JIEL 2021) que terão lugar no Auditório do Museu Etnográfico do Freixial, Arrabal, Leiria, no dia 20 de novembro de 2021, numa organização do Município de Leiria / Agromuseu tendo a parceria da Fundação INATEL, a colaboração do CEPAE e várias instituições, na sua maioria de âmbito internacional. 

As jornadas surgem da necessidade de aprofundar o estudo amplo da Etnografia, apresentando fontes de conhecimento de diversas áreas e valências, oriundas de vários lugares do mundo, tendo como base a pesquisa e investigação dos historiadores, antropólogos e investigadores que aprofundam o seu trabalho, incluindo o estudo no terreno, com o intuito de valorizarem, através da pesquisa e registo, as tradições, as tendências e as capacidades dos povos.  

Como tal, o Município de Leiria reúne, nestas Jornadas, um conjunto de estudiosos, aliados a temas de interesse transversal e instituições académicas e culturais com referência mundial.  

A sessão de abertura, pelas 09h30, contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Leiria (Gonçalo Lopes), do Presidente do Politécnico de Leiria (Rui Pedrosa), do Presidente da Fundação INATEL (Francisco Madelino), da Presidente da Junta de Freguesia do Arrabal (Helena Brites) e do coordenador das JIEL 2021 (Adélio Amaro).  

Serão três os painéis destas Jornadas, com palestrantes oriundos do Brasil, do Chile, da Grécia, do México e de Portugal (incluindo Açores), abordando os temas: “Olhares Antropológicos: Da Pesquisa ao Terreno”; “Música Tradicional, Processos de Promoção e Salvaguarda” e “Editar a Memória como Construção do Futuro” (painel INATEL). 

Para marcar presença nestas Jornadas é fundamental fazer registo (gratuito), para que a inscrição presencial fique confirmada, através do e-mail culturapopular@cm-leiria.pt 

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.