Alunos da Região de Leiria ultrapassam metas propostas, nos resultados escolares 2020/2021

Alunos da Região de Leiria ultrapassam metas propostas, nos resultados escolares 2020/2021

No âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE) decorreu, no Teatro Miguel Franco (Leiria), a apresentação pública dos resultados das intervenções das Equipas Multidisciplinares, no ano letivo de 2020/2021.


Uma equipa de Investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra elaborou o relatório técnico de avaliação dos resultados da atividade LEIRIA TEAM “Sim, (juntos) somos mais capazes! – Equipas Multidisciplinares, no qual se destaca uma redução de 9,36% do número de insuficientes no 1º CEB, embora na área curricular da Matemática, exista um aumento do número de menções de insuficiente, que se julga relacionado com o confinamento das crianças e o processo de aprendizagem online, motivados pela pandemia que estamos a viver, mas também pelas dificuldades das famílias no acompanhamento desta matéria.


Relativamente à retenção efetiva, das 48 crianças em risco de retenção no 1º período e das 38 crianças em risco de retenção no 3º período, apenas 27 ficaram efetivamente retidas, o que representa um decréscimo de 29%, resultado que ultrapassaram em 4% a meta estabelecida em sede de candidatura pela CIMRL (redução de 25% da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares abrangidos).

O PICIE, implementado desde 2017 pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, em parceria com os 10 municípios associados, define-se como um programa integrado de intervenção comunitária, orientado para prevenir o insucesso escolar e promover a qualidade das aprendizagens das crianças a frequentarem o ensino pré-escolar e o 1º CEB. Este projeto mobiliza, um total de cerca de 13.131 crianças e alunos.

Fonte: Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.