(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Percursos pedestres avançam na Golpilheira

Percursos pedestres avançam na Golpilheira

A Junta de Freguesia da Golpilheira, em colaboração com a Câmara Municipal e a empresa “Momentos no Centro”, definiu o traçado do “Trilho da Raposa”, o primeiro de vários percursos pedestres que pretende promover na freguesia, em ordem a levar os amantes das caminhadas pela natureza a conhecer mais do património e das paisagens locais.

Este primeiro trilho leva o nome que está ligado à própria designação da freguesia (Golpilheira = Raposeira, do latim vulpes, raposa) e parte do largo do Souteiro em direcção à igreja de Nossa Senhora de Fátima, cemitério, fonte do Casal Benzedor, Carrascal, ruínas do moinho de vento e paisagens das Hortas e Bico Sachos, igreja de São Bento, lavadouro da Cividade, largo de São Leonardo, lavadouro da Golpilheira, igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e, depois, todo o magnífico vale do Lena, até ao regresso junto à colectividade.

Segundo nota da Junta, “encontra-se agora a decorrer a fase de marcações do percurso com tinta de água em suportes existentes e, mais próximo da data de inauguração, será colocada a restante sinalética e efectuada a limpeza e reparação necessária em alguns trilhos”.

Os interessados já pode realizar este percurso, com ajuda de aplicações móveis como a “Alltrails” (foto), podendo usar o QR Code que publicamos para descarregar este traçado em concreto.

Percurso do Vale do Lena

Também em remodelação está o Percurso do Vale do Lena, desde a vila da Batalha até ao limite com Leiria, obra que estava em curso aquando das eleições autárquicas. Segundo o novo executivo, o projecto existente tinha diversas lacunas, sobretudo pelo facto de se resumir a marcações feitas no asfalto existente, sem condições de segurança suficiente para pedestres e veículos motorizados. Assim, está em estudo o alargamento da via para uma faixa exclusivamente pedestre. Para tal, foi já feita uma primeira reunião com os confinantes, em ordem à cedência de terrenos e os trabalhos deverão iniciar-se em breve.
LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.