(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Municípios da Região de Leiria decidem medidas para combater a escassez de água

Municípios da Região de Leiria decidem medidas para combater a escassez de água

As alterações climáticas são já uma realidade inequívoca e, geralmente, aceites pela sociedade. A premência de um combate efetivo aos impactes das alterações climáticas faz com que as mais diversas instituições internacionais e académicas se foquem na compreensão desses impactes e perfis de mudança nos sistemas climáticos atuais. Com efeito, na primeira linha de preocupações está a diminuição da disponibilidade hídrica decorrente da redução da diminuição total, da precipitação nos últimos meses e do número de dias com precipitação, com efeitos nefastos ao nível das reservas de água e escassez de recursos hídricos para a atividade agrícola.

Assim, em complemento com as ações já desenvolvidas pelos municípios, a CIM da Região de Leiria na sua reunião do dia 15 de fevereiro, decidiu adotar medidas comuns e de articulação entre os 10 municípios da Região de Leiria, consubstanciadas em definir um Plano Intermunicipal de Gestão de Recursos Hídricos e de medidas de emergência em situações de escassez de água.

Por fim, no âmbito das ações de sensibilização e enquadradas com o Programa de Educação, Sensibilização e Informação Pública sobre Alterações Climáticas da Região de Leiria (PESIPAC-RL), foi lançada a campanha de sensibilização sobre “Alterações Climáticas na Região de Leiria”, sob o lema “Juntos Vamos virar esta página!”, através da divulgação do vídeo de promoção disponível em https://share.cimregiaodeleiria.pt/index.php/s/pjjMLo5Dqdo6SHe

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.