(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Piscinas Municipais adotam eficiência energética como prioridade

Piscinas Municipais adotam eficiência energética como prioridade

As Piscinas Municipais da Batalha vão beneficiar de diversas intervenções com o intuito de melhorar significativamente a eficiência energética deste equipamento.

Assumindo-se como um projeto ambicioso, as intervenções a executar, estimadas em 700 mil euros acrescidos de IVA, vão permitir reduzir significativamente o consumo de energia primária, através da instalação de maquinaria e equipamentos mais eficientes, apostando na produção de energia renovável. O procedimento concursal foi aprovado na última reunião de Executivo.

Os trabalhos incluem a total reformulação da central térmica e o fornecimento de caldeira de condensação para águas quentes sanitárias, a instalação de ventilação dos balneários e zonas adjacentes e a substituição parcial dos vãos envidraçados. Dos trabalhos a executar constam ainda a instalação na cobertura do edifício de painéis fotovoltaicos que gerarão uma potência máxima em Wp (Watt-pico) de 101500, estando também previsto a substituição de sistema de filtragem e de tratamento de água, a implementação de um sistema de gestão integrada centralizada que comandará todos os equipamentos e a reformulação da rede de gás.

Esta é a intervenção nas piscinas municipais da Batalha mais profunda e transversal que alguma vez foi executada após a abertura deste equipamento há mais de 30 anos.

Para além da substituição de maquinaria cujos custos de manutenção assumem há vários anos encargos consideráveis para o Município, destaca-se nesta intervenção a aposta na eficiência energética e da autoprodução de energia.

De acordo com o cronograma dos trabalhos, as intervenções a efetuar compreendem um prazo de 150 dias, sendo que a generalidade dos trabalhos não implicará o encerramento das piscinas.

O Município já procedeu à elaboração de candidatura a fundos comunitários com o intuito de beneficiar de um incentivo a fundo perdido de 85% face ao investimento a realizar.

Fonte: Município da Batalha

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.