CCDRC reforça aposta em energia fotovoltaica

CCDRC reforça aposta em energia fotovoltaica

Continuando o reforço da autoprodução de energia elétrica, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) instalou mais 114 painéis solares fotovoltaicos nos edifícios da sede, totalizando assim 234 painéis. A energia elétrica produzida por estes painéis solares fotovoltaicos irá permitir ter uma autossuficiência energética média durante o dia de 95%.Este projeto, com um valor de 52 mil euros, implicará uma poupança anual de 60% em custos de energia, conduzindo assim a um retorno do investimento em menos de 5 anos.

Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, explica que “a CCDRC, enquanto entidade com responsabilidade na gestão das politicas públicas de ambiente ao nível regional, não pode ficar alheia às questões ambientais e à urgência e necessidade de cada um fazer uma significativa redução no consumo energético sobretudo nos tempos que estamos atualmente a viver. Estas medidas agora implementadas contribuem para a sustentabilidade e diminuição da pegada ecológica da sua atividade contribuindo ainda para o desígnio nacional de nos tornamos independentes em termos energéticos. O projeto vai permitir ainda uma significativa economia de custos fixos e está totalmente alinhado com as orientações que as entidades nacionais e europeias estabeleceram para este tipo de despesa”.

Esta orientação estratégica é ainda complementada com a utilização de lâmpadas LED para a iluminação interior e exterior de todos os espaços e à sensibilização dos trabalhadores para a prática de ações que conduzam a um consumo energético mais racional e ao combate ao desperdício, de forma ativa.Será ainda realizada até ao final do ano uma auditoria ao consumo energético, para caracterizar de forma detalhada o perfil de consumo e identificar possíveis desperdícios, conduzindo à implementação de medidas que os mitiguem para que também do lado do consumo seja feita uma ação muito significativa na redução da fatura energética da CCDRC.

Fonte: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.