(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso está de volta com um pioneiro Centro de Trail

Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso está de volta com um pioneiro Centro de Trail

A Câmara da Batalha procedeu à adjudicação dos trabalhos para a implementação do Centro de BTT da Batalha – Pia do Urso a que se juntará também um dos primeiros centros de Trail da região.
Os trabalhos a desenvolver, com uma duração estimada de 90 dias, compreendem a definição de toda a rede de percursos cicláveis e de Trail – modalidade desportiva que tem registado um crescimento significativo nos últimos anos, a instalação das marcações de acordo com os requisitos tipificados nas normas regulamentares aplicáveis e todo o procedimento de re-homologação do Centro de BTT, retirado em 2021 pela Federação Portuguesa de Ciclismo, devido à falta de manutenção desta infraestrutura.
Também o edifício que dá suporte aos praticantes destas modalidades, localizado na Aldeia da Pia do Urso, em São Mamede, vai beneficiar de trabalhos de requalificação, por forma a garantir excelentes condições de utilização, com acesso a instalações sanitárias, espaços de duches rápidos e uma oficina para pequenas reparações / afinações das bicicletas.
No que se refere ao Centro de Trail, os trabalhos de definição dos trilhos e das respetivas características técnicas serão executados em estreita colaboração com o Atlético Clube de São Mamede, associação desportiva do concelho com grande reputação e palmarés nesta disciplina do atletismo.
A aposta no BTT turístico e no Trail representam para o Concelho da Batalha uma relevante oportunidade quanto à aposta no Turismo de Natureza e de Aventura, a que se juntam os seis percursos pedestres totalmente remarcados.
“O Turismo de Natureza e de Aventura ocupa uma relevância cada mais significativa no puzzle turístico da região e do país, razão pela qual a Câmara da Batalha entende que o investimento é perfeitamente justificado”, refere Raul Castro, Presidente da Câmara da Batalha.
“Ao conseguirmos oferecer no mesmo território excelentes condições para a prática do BTT turístico e do Trail, com percursos considerados únicos pelos especialistas, vamos também ser pioneiros ao compatibilizar estas duas modalidades, quer na ótica turística quer na componente desportiva, com milhares de praticantes”, aponta Raul Castro.
Pretende-se ainda que à medida que os trabalhos forem sendo executados, sejam realizadas sessões formativas abertas a todos os interessados ligadas ao Turismo de Natureza e às regras associadas às marcações dos trilhos.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.