Ao longo de três dias, de 31 de Março a 2 de Abril, celebrou-se a cultura Hip Hop, na 9.ª edição do Hip Hop International Portugal, que teve lugar no Complexo de Ténis da cidade da Maia. Este evento resulta da organização conjunta entre a Associação Portuguesa de Hip Hop Dance Crews e o Município da Maia, e este ano também com a parceria da Federação Portuguesa de Dança Desportiva.
O objectivo desta competição é apurar os melhores grupos e bailarinos portugueses para o Campeonato Mundial de Hip Hop. Em competição estiveram 1251 bailarinos, em 148 grupos oriundos de todo o País. A escola de dança do Centro Recreativo da Golpilheira também participou, tendo sido representada pelo grupo “Line Out”, da professora Alexandra Almeida, na categoria de “Varsity”.
Pela primeira vez, decorreu também o Campeonato Nacional de Breaking, que apurou os representantes portugueses para o Campeonato do Mundo, o que permitirá uma qualificação directa para os Jogos Olímpicos, que terão lugar em Paris em 2024.
Depois de um período de marginalização, o Hip Hop é hoje reconhecido como uma actividade plena, que contempla as áreas artísticas, culturais e desportivas. Esta é a modalidade que tem cerca de 100 alunos inscritos na escola de Dança do CRG no presente ano lectivo, desde os 4 anos até uma turma de adultos. O trabalho dos nossos alunos e professores irá a espectáculo no próximo dia 25 de Abril, no “Dançarte” do CRG, no dia 14 de Maio, na competição School Fitness, no Teatro José Lúcio da Silva, e mais algumas actuações até ao final do ano lectivo.
Carolina Carvalho