(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
JMJ: Batalha convida todos à celebração e à festa

JMJ: Batalha convida todos à celebração e à festa

Alguns dos momentos do programa das pré-jornadas na Batalha são especialmente pensados para a interacção dos jovens e adultos acolhidos com as comunidades locais.

Um desses momentos ocorreu ontem, dia 27, num festival de sopas que acolheu alguns milhares de pessoas, sobretudo famílias de acolhimento, voluntários e grupos artísticos convidados (marchas e ranchos folclóricos, entre os quais o rancho Lavadeiras do Vale do Lena, da Golpilheira), além dos cerca de 600 peregrinos estrangeiros. As cerca de 40 sopas servidas foram oferecidas pelas associações e comissões das igrejas da vigararia da Batalha (entre as quais as da Golpilheira e da São Bento).

Ver álbum
Procissão de velas e vigília

Outro desses momentos ocorrerá hoje, dia 28, a partir das 21h30, numa procissão de velas que descerá da Jardoeira rumo ao Mosteiro da Batalha, onde decorrerá, depois, uma vigília de oração presidida pelo bispo diocesano, até cerca das 23h00.

Dia em Leiria e festival na Batalha

No sábado, dia 29, também entre as 21h30 e as 23h00, acontecerá o “festival do peregrino”, para o qual também são convidados todos os fiéis da vigararia da Batalha que queiram fazer festa com os peregrinos da JMJ.

Durante esse dia de sábado, os cerca de 7.500 jovens das mais de 50 nacionalidades que estão nas paróquias e instituições da diocese andarão em actividade pela cidade de Leiria, no “Leiria Faith n’ Fun (Leiria, fé e festa) – Dia JMJ em Leiria”. Quem desejar participar nesta grande festa diocesana tem aqui o programa geral:

10h30 – Eucaristia presidida por D. José Ornelas, no Jardim da Almuinha Grande

14h00 – Programa cultural e espiritual pela cidade de Leiria

17h00 – Encerramento, no Jardim da Almuinha Grande

Domingo nas famílias (festa na Golpilheira)

O domingo é reservado ao convívio com as famílias de acolhimento. No caso dos que estão alojados em famílias da Golpilheira, deverão participar na missa da festa em honra do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, pelas 11h15, e na procissão que se segue. Alguns deles almoçarão, depois, no restaurante da festa e estarão por cá durante a tarde. Outros terão programas alternativos.

Os que estão alojados em espaços comunitários da paróquia deverão participar na missa das 11h00, no Mosteiro, seguindo para um almoço de convívio na Quinta do Escuteiro.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.