(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Domingo 24 de Março: Homenagem a José Travaços Santos

Domingo 24 de Março: Homenagem a José Travaços Santos

Um grupo de amigos de José Travaços Santos está a preparar um programa especial de homenagem a este ilustre batalhense, a realizar no domingo 24 de Março.

O programa começa com um almoço de convívio, no salão do Centro Recreativo da Golpilheira, aberto a todos os que queiram associar-se ao homenageado, mas com inscrições limitadas à capacidade do espaço.

Os bilhetes (15€) estão à venda no Quiosque da Batalha,
no bar do Centro Recreativo da Golpilheira
e na Tabacaria Marques em Leiria,
até final do dia de quinta-feira 21.

Depois de almoço, pelas 15h30, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na vila da Batalha, decorrerá a inauguração de um monumento que perpetuará a memória deste Homem que, desde meados do século passado até aos nossos dias, tem marcado de forma indelével a promoção do concelho da Batalha, da região e até do País. E isso em áreas tão distintas como a história, a etnografia, a escrita em prosa e poesia, o associativismo, a defesa do património, da cultura e da identidade nacionais, além da promoção activa dos valores humanos em geral.

Nesta festa será, ainda, apresentada a criação de um prémio nacional para estudantes ou investigadores que publiquem trabalhos de relevo na área da etnografia, uma daquelas em que Travaços dos Santos mais se notabilizou.

Este programa comemorativo é organizado em parceria com o Município da Batalha, o CEPAE e o Rancho Rosas do Lena, contando com a colaboração de outras entidades, como o Mosteiro da Batalha, a Caixa Agrícola da Batalha, o Jornal da Batalha, o Jornal da Golpilheira e algumas associações concelhias.

LMF

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.