O bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas de Carvalho, publicou a 13 de Agosto um comunicado sobre a “transformação pastoral da Diocese”, que prevê a reordenação das actuais 9 vigararias em 7 e a criação de 17 unidades pastorais, uma nova forma de organização e colaboração entre paróquias.
No caso da paróquia da Batalha, onde se inclui a Comunidade Cristã da Golpilheira, ficará integrada na unidade pastoral “17, com as paróquias do Reguengo do Fetal e da Calvaria. Em conjunto com as unidades pastorais 14 (Alcaria, Alvados, Minde, Mira de Aire, Serra de Santo António), 15 (Porto de Mós, Alqueidão da Serra, Arrimal, Mendiga, São Bento, Serro Ventoso) e 16 (Aljubarrota, Juncal, Pedreiras), formará a nova Vigararia do Vale do Lena, que corresponde, basicamente, à junção das anteriores vigararias da Batalha e de Porto de Mós.
Para já, são oficialmente instituídas as unidades pastorais 2 – Marrazes e 12 – Ourém, devendo a restantes ser anunciadas a partir de Setembro, tal como as respectivas equipas de padres.
“Os tempos de profunda transformação social, espiritual e cultural em que vivemos requerem de nós modos novos de pensar, viver e agir, para sermos fiéis à fé que recebemos”, refere o bispo no documento, apelando a “uma atitude de abertura e disponibilidade para acolher e participar activamente na vida e missão das nossas comunidades, cada um segundo a graça e os dons recebidos”.
A informação mais pormenorizada poderá ser consultada no site da Diocese.