O salão do Centro Recreativo da Golpilheira acolhe, no próximo dia 28 de Setembro, sábado, pelas 21h30, um concerto de fado em homenagem a Luís Henriques da Cruz.
A iniciativa é da fadista Cristina Maria, artista com fortes ligações à Batalha e, mais concretamente, a este antigo empresário golpilheirense, já falecido. Em colaboração com os três filhos do homenageado (Luís Fernando, Joaquim e Graça Cruz), pretende oferecer este espectáculo em memória daquele que considera ter sido “um pai para a minha família”.
Em declarações ao Jornal da Golpilheira, Cristina Maria recorda que Luís Henriques da Cruz “teve um papel muito importante nas nossas vidas, desde que deixámos a Bajouca e viemos, na altura, para Regueira de Pontes, onde ele tinha alguns campos de vime. Recordo com saudade a sua alegria, o seu porte, o carinho, as suas palavras e os ensinamentos que me ficaram para a vida”. E acrescenta: “Creio que foi importante na vida de muitas famílias como a minha, bem como um ilustre representante dessa arte tão bonita que é o trabalho do vime. Foi um grande homem, que ainda hoje é motivo de orgulho e inspiração pela sua obra artesanal”.
Para significar essa gratidão e perpetuar a sua memória, a melhor forma que encontrou foi partilhar a sua arte e “oferecer este espectáculo à comunidade e a todos os que fizeram parte da sua vida”.
Com entrada gratuita, fica feito o convite a todos os que queiram celebrar a memória de Luís da Cruz e usufruir de uma noite de fado que a artista promete ser “uma experiência diferente de interacção com o público” e, com certeza, inesquecível.