(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Vote, pela freguesia da Golpilheira

Vote, pela freguesia da Golpilheira

Orçamento participativo vai dar 30 mil euros ao projecto vencedor

Foram publicados pelo Município da Batalha no início de Outubro os três projectos aprovados para candidatura ao orçamento participativo de 2024, este ano a atribuir à freguesia da Golpilheira. Em disputa está uma verba de cerca de 30 mil euros, que será aplicada na proposta que recolher mais votos por parte dos munícipes, na plataforma op.cm-batalha.pt.

As votações estarão abertas entre de 22 de Outubro a 22 de Novembro deste ano, sendo apenas possíveis através da referida plataforma, na internet. Cada cidadão poderá votar em mais do que um projecto, mas apenas poderá atribuir um voto a cada um. Quem desejar fazê-lo e não tenha acesso à plataforma digital, deverá pedir ajuda a um familiar ou amigo que possa fazer o seu registo e posterior votação.

A população da freguesia da Golpilheira é especialmente convidada a pronunciar-se, manifestando a sua preferência pelo investimento que considere mais importante ou urgente para o desenvolvimento local e para a melhoria das respostas culturais, desportiva ou sociais existentes.

Para ajudar ao esclarecimento dos leitores, passamos a publica a apresentação destes projectos, tal como está na referida plataforma:

1 – Aquisição de Carrinha de Transporte de 9 Lugares

O Centro Recreativo da Golpilheira, com um papel activo e dinâmico no seio da nossa freguesia, propõe a aquisição de uma carrinha de transporte de 9 lugares para apoiar as suas várias valências. Esta inclui as equipas de futsal, que reúnem mais de 150 atletas em cinco escalões, a equipa de futebol de veteranos, o rancho folclórico, e os grupos de dança.

Esta carrinha será essencial para as deslocações necessárias nas diversas actividades e actuações, beneficiando toda a comunidade. A aquisição deste veículo permitirá uma mobilidade eficiente, segura e confortável para os membros das várias equipas e grupos, promovendo uma maior participação em eventos e competições, tanto locais quanto nacionais. Além disso, a carrinha fortalecerá a sensação de comunidade e pertença, essencial para o desenvolvimento social da freguesia da Golpilheira.

Valor: 30.000 euros

2 – Recreios estimulantes para as Escolas

Ao adquirir o equipamento exterior para os recreios da Escola Básica da Golpilheira e Jardim de Infância, estamos promover o exercício físico regular, tão importante nos mais novos. Através destes equipamentos, as crianças desenvolvem habilidades psicomotoras e emocionais, estimulam o jogo e a interacção de grupos, sempre ao ar livre. Acreditamos que assim, têm maior consciência do seu corpo e conhecem melhor as suas capacidades motoras. Usando este material desenvolvem habilidades de controlo, coordenação, equilíbrio, resistência e agilidade.

Queremos promover o exercício físico na infância. Com este projecto iremos desenvolver a coordenação, equilíbrio, resistência e agilidade das crianças da Escolha Básica e do Jardim de Infância da Golpilheira.

Valor: 29.361,88 euros

3 – Sala Nobre / / Biblioteca Pública

A) Considerandos

  1. A Golpilheira tem um conjunto de infra-estruturas de carácter público ou associativo dedicadas às festividades e recreio (salões de festas), à prática religiosa (igrejas e salas de catequese) e ao desporto (pavilhão municipal), bem como alguns espaços de reunião e lazer, mas não tem uma sala nobre para sessões solenes ou um espaço digno para acolher iniciativas como conferências, tertúlias, apresentações de livros, sessões de leitura, mostras de arte ou espectáculos mais intimistas.
  2. A freguesia não tem, também, uma biblioteca, que permita promover hábitos de leitura entre a população, especialmente os seniores ou pessoas com menos possibilidades de acesso à cultura, bem como receber crianças e jovens das escolas em estudo individual ou colectivo.
  3. Existe, em geral, uma lacuna em termos de oferta de iniciativas, dinamizadores e espaços devidamente preparados para a área da cultura, de modo a oferecer à população oportunidades de formação, de debate de ideias, de partilha de talentos, de usufruto de exposições, mostras ou sessões artísticas.
  4. A Junta de Freguesia tem uma sala de dimensões consideráveis no piso inferior, que está sub-aproveitada, embora já com algumas boas condições para o uso público, como serviço de casa de banho e acessibilidades ao nível do rés-do-chão, podendo ser disponibilizada com horário de abertura assegurado pela funcionária já em funções.
  5. O recheio da biblioteca poderá ser alvo de campanhas de doação de espólios ou protocolado com a reserva da Biblioteca Municipal ou, por exemplo, com o Jornal da Golpilheira, que tem um vasto acervo, mas não tem local para o disponibilizar ao público.
  6. O espaço poderá ainda ser enriquecido com uma mostra de cultura e etnografia local, por exemplo, em parceira com o rancho folclórico “As Lavadeiras do Vale do Lena”, que também não tem espaço de exposição do seu espólio.
  7. Uma sala com estas características apresentar-se-ia como espaço comunitário de referência na Golpilheira, podendo ser protocolada a sua utilização com outras forças vivas da freguesia, nomeadamente, Escolas, Centro Recreativo, Comissões de Igreja, promotores culturais, etc.
  8. O projecto permitirá, no futuro, a ocupação de uma ou mais pessoas em regime de voluntariado, bolsa de estudo ou trabalho parcial, para catalogação e organização da biblioteca e possível dinamização de eventos.

B) Proposta

  1. Adaptar e mobiliar o espaço inferior da Junta de Freguesia como sala nobre polivalente, equipada com biblioteca e preparada para receber reuniões com caracter solene, sessões culturais e artísticas diversas, além de servir como espaço de leitura e de estudo para alunos e população em geral.
  2. Os orçamentos estimativos incluem:
    • Qualificação do espaço com condições térmicas e acústicas adequadas: tecto falso e climatização.
    • Equipamento mobiliário: estantes para biblioteca e/ou exposição, uma mesa nobre para a presidência de reuniões/sessões solenes, bem como mesas para leitura/estudo e cadeiras de modelo amovível para permitir diversas modulações do espaço.
    • Equipamento informático: um PC portátil e um projector para apoio aos eventos e secretariado no espaço.
    • Valor: 29.853,60 euros já com IVA.

.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.