1.ª Aniversário da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos
No domingo 23 de Fevereiro, a Missa da Comunidade Cristã da Golpilheira será transmitida em directo pela TVI, às 10h00. Virá presidir o vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Manuel Armindo Janeiro. A celebração está a ser preparada pelas várias equipas da liturgia e espera-se uma boa participação de fiéis, sobretudo das crianças da catequese, para que seja um testemunho bonito da fé que esta comunidade vive e celebra.
Este é primeiro domingo depois da festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, anualmente celebrada a 20 de Fevereiro, e foi escolhido por este facto, já que esta igreja, sob o orago de Nossa Senhora de Fátima, está também especialmente ligada aos Pastorinhos. De facto, passa agora sensivelmente um ano dessa data histórica que foi a bênção e inauguração dos vitrais desta igreja e das imagens de Francisco, Jacinta e Lúcia, tudo obras de arte da autoria de Sílvia Patrício. Foi a 25 de Fevereiro de 2024, numa celebração presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.
Este dia será também assinalado por um almoço de convívio para o qual a Comissão da Igreja convida todas as pessoas que, ao longo do ano, se dedicam aos vários serviços litúrgicos e pastorais desta igreja da Golpilheira: padres, acólitos, leitores, músicos, coralistas, ministros extraordinários da Comunhão, catequistas e membros das equipas de pastoral caritativa, de acolhimento e de limpeza. Esta é uma iniciativa pioneira, que a Comissão pondera tornar habitual anualmente como “Dia da Comunidade”, no primeiro domingo depois do dia 20 de Fevereiro, em honra dos Santos Pastorinhos e como celebração de convívio e agradecimento aos que a servem nos vários âmbitos da pastoral.
O convite feito à TVI para a transmissão neste domingo visou enriquecer a data festiva e partilhá-la com tantos outros fiéis que, a cada domingo, celebram a sua Missa dominical pela televisão.
