(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Presidente da República presidiu ao Dia do Combatente na Batalha

Presidente da República presidiu ao Dia do Combatente na Batalha

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu às cerimónias do Dia do Combatente, evocativo do 107.º aniversário da Batalha de La Lys, no dia 9 de Abril, no Mosteiro da Batalha.

Além de outras entidades militares e civis, estiveram presentes o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Nunes da Fonseca, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Mendes Ferrão e o vice-chefe do Estado-Maior da Armada, vice-almirante Aníbal Soares Ribeiro.

A cerimónia iniciou-se com uma Missa pelos combatentes falecidos, presidida pelo bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis. Seguiram-se os discursos do presidente da Liga dos Combatentes, general Chito Rodrigues, do ministro da Defesa e do Presidente da República. “Mude o Presidente, mude o Governo, mude o Parlamento, temos uma só política externa e uma só política de defesa”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, garantindo que “não mudamos ao sabor dos acontecimentos; nós ficamos fiéis aos nossos compromissos”. E sublinhou, dirigindo-se aos militares portugueses: “Somos os melhores dos melhores; (…) não mudamos de aliados, não mudamos de parcerias, não mudamos de fraternidades”.

O evento prosseguiu com a imposição de condecorações e um desfile militar que integrou núcleos de antigos combatentes de todo o País. No final, teve lugar a deposição de coroas de flores junto ao túmulo do Soldado Desconhecido, uma homenagem aos mortos e a entoação do Hino Nacional pelo coral da Cruz Vermelha Portuguesa.

Jornadas dos Combatentes: Apoio médico, psicológico e social

A Liga dos Combatentes vai realizar as 5.as Jornadas de Apoio Médico, Psicológico e Social, a 20 de Maio de 2025, nas Caldas da Rainha (Escola de Sargentos do Exército). Pensadas como um ocasião de encontro e partilha de experiências e reflexão, pretendem mostrar o trabalho que vem sendo realizado ao longo de vários anos e identificar as potencialidades e necessidades ao nível do apoio médico, psicológico e social aos Combatentes e às suas famílias.
Após a sessão de abertura e apresentação sobre a Liga dos Combatentes, seguem-se três painéis: Desafios na intervenção – uma abordagem multidimensional; Projectos com impacto social nos Combatentes; Estudos e investigação científica. Estarão presentes diversos colaboradores da Liga dos Combatentes, investigadores e outros convidados da área médica, psicológica, social e relações internacionais. Existirão espaços de debate, partilha de conhecimento, práticas clínicas e sociais e exposições temáticas.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.