Publicamos as candidaturas pela ordem que terão no boletim de voto. As listas têm apenas os candidatos efectivos. Os textos e imagens foram enviados pelas candidaturas.
Questões
1. Que papel defende para a Assembleia Municipal?
2. Duas áreas prioritárias que irá defender na sua intervenção.
3. Duas razões para os golpilheirenses votarem na sua equipa.
.
CDU

1.
O principal papel da Assembleia Municipal é ser um órgão de fiscalização do trabalho do executivo da Câmara. É um fórum de discussão democrática onde defenderemos os ideais da CDU, em prol do desenvolvimento da população de todo o concelho da Batalha.
2.
Áreas prioritárias são as que estão consagradas na Constituição da República. Uma delas é a educação, com o necessário investimento da rede escolar pública. Outra é a saúde, pois os munícipes têm direito a uma saúde de qualidade e eficaz. Na defesa do SNS, iremos exigir melhores salários e melhores condições de trabalho para todo os profissionais do sector, o que é fundamental para fixar os meios humanos de que o SNS necessita. Exigir ao governo central o necessário reforço financeiro para atingir estes objectivos será uma forte aposta dos eleitos da CDU.
3.
A primeira razão é o compromisso de que defenderemos sempre os seus interesses na Assembleia Municipal. A segunda é o exemplo de trabalho, honestidade e competência demonstrado nos locais onde a CDU está presente.
Lista
- 1 – Maria Filomena Rebelo Ferreira Lima
- 2 – Vítor José Patrício Soares de Sousa
- 3 – José Joaquim Filipe Valentim
- 4 – Gina Maria Pacheco dos Santos
- 5 – Júlia Maria Bombas Amador Seia
- 6 – Virgilio Baltazar Valente Fortunato
- 7 – Armando Pedro Matias Ceiça
- 8 – Neuza Cristiana Ferreira Fortunato
- 9 – António Freitas Brasileiro
- 10 – António Guilherme Neto de Sousa
- 11 – Cristina Maria B. Marinheiro Póvoa
- 12 – Albino Boaventura Esperto
- 13 – Aurélio Tojeira Rosa
- 14 – Maria Gabriela dos Santos Rocha
- 15 – Vítor Manuel Tojeira Rosa
- 16 – Telmo José Miranda Rodrigues
- 17 – Lúcia do Rosário P. Silva Figueiredo
- 18 – Pedro José Gomes dos Santos Silva
- 19 – Pedro Miguel Matos Bonita
- 20 – Aida Maria Lopes Fragata
- 21 – Noel Cala Matos
BTMI

1.
Deve ser a verdadeira casa da Democracia Local: próxima das populações, fiscalizadora da ação do executivo e promotora de transparência.
Não deve ser apenas um órgão que se limita a aprovar ou rejeitar as propostas do executivo. Queremos que continue a ser um espaço de debate aberto, que continue a ouvir os cidadãos e as instituições, assegurando que a governação da Batalha é feita com e para os munícipes.
2.
Desejamos dar o nosso contributo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com foco na saúde, na educação e cultura, no apoio social, no desenvolvimento económico.
Mais especificamente, e porque é urgente a formação cívica dos jovens, integrando-os desde cedo no conhecimento das instituições e no valor da democracia, queremos apoiar a criação da Assembleia Municipal Jovem.
3.
Esta é uma equipa que representa verdadeiramente todos os batalhenses, com candidatos bem preparados para defender de forma isenta e independente os interesses de todos. É liderada por um candidato que nos cargos que ocupou, profissionais e associativos, sempre se dedicou em primeiro lugar à Batalha, suas gentes e seu património.
Lista
- 1 – Joaquim José Pereira Ruivo
- 2 – Armando Pedro Pinheiro da Rosa
- 3 – Ana Maria Guedes dos Santos
- 4 – Octávio Carvalho Vilaça
- 5 – Elsa Maria Martins Libânio
- 6 – Válter Mendes Cardoso
- 7 – Pedro Telmo Ribeiro P. Cirilo Gil
- 8 – Lina Isabel dos Santos Oliveira
- 9 – Nuno Miguel Vieira Moço
- 10 – Maria João Marques Guerra Rosa
- 11 – Arlindo Oliveira Silva Marques
- 12 – Telmo Alexandre H. Ferreira
- 13 – Adriana Isabel Carvalho Azevedo
- 14 – Nuno Miguel Feliciano Teixeira
- 15 – Edna Margarete Vieira Jordão
- 16 – Iara Remédios Moço
- 17 – Nuno Filipe Antunes Miguel
- 18 – João Manuel Guerra Bastos
- 19 – Colette Pedrosa de Sousa
- 20 – Carla Sofia de Matos Pragosa
- 21 – Romeu Prior Soares
CDS-PP

1.
Defendo que a Assembleia Municipal, para além do papel de fiscalização da acção da Câmara Municipal, seja um espaço de diálogo entre todos os órgãos autárquicos e os munícipes, com todo o respeito pelo regulamento da Assembleia. Promoverei a discussão viva e acesa com todos, esclarecedora de forma a que os reais interesses dos munícipes sejam defendidos.
2.
A minha intervenção terá sempre em mente o respeito por todas as opiniões ou posições publicamente defendidas. Sou um humanista e acredito que a evolução da sociedade se faz na partilha de ideias.
Depois, procurarei sempre acolher e dar voz aos mais jovens, incentivando-os a ouvirem e participarem, sem medos, porque é preparando as novas gerações que garantiremos a qualidade da participação democrática. Manteremos as Assembleias Municipais descentralizadas nas freguesias, sendo objectivo fazer uma por ano em cada.
3.
Os golpilheirenses podem confiar na equipa que lidero porque é constituída por pessoas competentes, independentes e com vontade de trabalhar pela verdade, comprometidos com o Concelho, porque foi a Batalha que nos uniu.
Lista
- 1 – João Paulo Ferreira Simões
- 2 – Vítor Manuel Monteiro Correia
- 3 – Diana Maria Gomes Felgueiras
- 4 – David Ferreira Silva
- 5 – Mariana Correia Monteiro Gomes
- 6 – Catia Liliana Marques Campos
- 7 – Fernando José S. Rodrigues Breda
- 8 – Inês Meneses Crespo
- 9 – Carlos Alberto Fiuza Carreira
- 10 – Ana Maria Martins Casimiro
- 11 – Susana Margarida de Luís Pereira
- 12 – João Manuel Carreira Gregório
- 13 – Gonçalo Manuel Semedo Repolho
- 14 – Isilda Maria Anjos Carreira Vieira
- 15 – José Pedro Monteiro Franco
- 16 – Diana Marta Mendes Erduino
- 17 – António Joaquim Oliveira Pereira
- 18 – Filipe Jorge Gonçalves Gomes
- 19 – Maria dos Prazeres B.Silva Gregório
- 20 – Mário Ribeiro Vieira
- 21 – Filipa Monteiro dos Santos
Chega

1.
A Assembleia Municipal da Batalha é o órgão com funções deliberativa e fiscalizadora sobre as principais decisões políticas e financeiras do executivo camarário. O papel principal é o de garantir a transparência e a participação democrática nas decisões locais, sendo elo de ligação entre o executivo camarário e os cidadãos.
2.
Como presidente da Assembleia Municipal, tenho como áreas prioritárias garantir o bom funcionamento das sessões, para que as mesmas sirvam para trabalharmos em conjunto para aquilo para o qual somos eleitos (dar prioridade às necessidades dos munícipes) e criar uma maior relação de proximidade entre a população e a Assembleia Municipal. É importante divulgar as sessões, para uma maior participação dos munícipes nas mesmas, levando-os assim a colocarem questões ao Executivo Camarário.
3.
Temos uma equipa cuja principal valência é a capacidade de trabalho, à qual se junta a facilidade de interligação pessoal. São capacidades que utilizaremos como mais-valia para a Golpilheira e as suas gentes.
Lista
- 1 – Eduardo Manuel C. Marques Veiga
- 2 – Maria Filipa C. Padrão Maia Caetano
- 3 – Sérgio Manuel Santos Simões
- 4 – David José Semião Gameiro
- 5 – Paula Cristina Carvalho da Fonseca
- 6 – João Pedro Vieira Santana
- 7 – Eduardo da Silva Marcelino
- 8 – Sandra Isabel Paulo Raimundo
- 9 – Márcio Filipe Pereira Moura
- 10 – António José Silva
- 11 – Carina Ascenso Francisco
- 12 – Vazyl Mazur
- 13 – Paulo Jorge Santos Marques
- 14 – Sílvia Regina dos Reis Costa
- 15 – Francisco de Assis Ribeiro Paulo
- 16 – Fábio Manuel Mendes Lopes
- 17 – Maria Joana C. P. Maia Caetano
- 18 – Sandra Gabriela Carreira Vieira
- 19 – Frederico Oliveira Martins
- 20 – José Conceição Fonseca
- 21 – Carina de Jesus Pereira Fonseca
PSD

1.
A Assembleia Municipal deve ser a verdadeira casa da democracia local: um espaço de transparência, debate elevado e fiscalização independente. Quero estar ao serviço do Concelho com humildade e espírito de missão, ouvindo as pessoas e transformando as suas preocupações em propostas construtivas.
2.
A valorização do território e a qualificação dos serviços públicos locais. Queremos que todas as freguesias sejam ouvidas e que o município seja mais eficiente, transparente e próximo de quem cá vive.
3.
Temos uma equipa com pessoas de várias áreas profissionais e sociais: empresas, associativismo, trabalhadores, de todas as ideias. Da Golpilheira, destacamos Vítor Cruz, Sofia Ferraz, António Matos e Lara Santos: gente da terra, com voz activa e sentido de responsabilidade.
Lista
- 1 – Luciano Pedrosa Gonçalves
- 2 – Elodie Carreira Zeferino
- 3 – Ricardo Oliveira Monteiro
- 4 – Nuno Miguel Silva Santos
- 5 – Raquel Matos Frazão
- 6 – Vítor Joaquim de Almeida Cruz
- 8 – Rafael Ferreira Monteiro
- 7 – Carina Filipa Sousa Tomás
- 9 – Hugo Frederico Pedro Vicente
- 10 – Nuno José Pereira e Silva
- 11 – Mónica Susana Costa Guerra
- 12 – Francisco João Novo Franco
- 13 – Tiago Miguel de Sousa Vieira
- 14 – Adriana Rodrigues Vieira
- 15 – Pedro Jorge Santos Dias
- 16 – Hugo Miguel Soares Gregório
- 17 – Sofia Isabel Monteiro Ferraz
- 18 – João André Almeida de Sousa
- 19 – Raquel Maria Cunha Ferreira
- 20 – Hugo Miguel Pereira da Costa
- 21 – Júlio da Silva Rodrigues
IL

1.
Uma Assembleia que fiscalize com rigor a Câmara, garanta que cada euro é bem gasto e que as decisões são transparentes. Queremos sessões em todas as freguesias e informação clara e detalhada para deputados e cidadãos. Uma Assembleia próxima e activa, com grupos de trabalho que debatam e apresentem soluções concretas representando todos os batalhenses.
2.
As nossas prioridades são transparência e participação. Exigiremos orçamentos detalhados e relatórios acessíveis para que qualquer cidadão saiba onde o seu dinheiro é aplicado. Em paralelo, queremos abrir a Assembleia aos munícipes, tornando o modelo mais apelativo à participação, para que façam ouvir a sua voz.
3.
Os golpilheirenses devem votar na nossa equipa porque defendemos uma Assembleia mais forte e próxima, onde cada freguesia é ouvida, e porque apresentamos propostas concretas para resolver problemas concretos. Umas das primeiras recomendações será o reforço da rede de contentores de lixo e criação de um ponto de recolha de resíduos aberto fora do horário laboral, onde as pessoas podem ir colocar equipamentos, resíduos das obras ou as limpezas de jardins.
Lista
- 1 – Dália Sofia Sousa da Silva
- 2 – Diogo Lespagnol Fernandes
- 3 – Jorge Fernando Moreira da Silva
- 4 – Sara Perestrelo Franco da Silva
- 5 – Tânia Filipa Oliveira Santos
- 6 – Carlos Tiago Martins Cortez Ferreira
- 7 – Maria Ines A. Ribeiro de Almeida
- 8 – Pedro Costa Marques
- 9 – Cecília Alexandra Sampaio
- 10 – Carlos Rafael Chaves Duzarte
- 11 – Andreia Marisa Carreira dos Santos
- 12 – Samuel Carreira Remédios
- 13 – Daniel Filipe Moreira Pereira
- 14 – Rita Nunes Novo (independente)
- 15 – Guilherme Bastos Malé Fernandes
- 16 – Joana Gregório Bastos
- 17 – Francisco Bota Antunes
- 18 – Dário Rafael Pinto Florindo
- 19 – Inês Costa Marques
- 20 – António Nunes Novo
- 21 – Luís Miguel Nascimento Repolho
…
