(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Batalha lembra 100 anos da República

>Batalha lembra 100 anos da República

>Exposições, teatro e outros eventos…

A praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, acolhe de 28 a 30 de Setembro, das 10h00 às 20h00, a exposição itinerante “Viva a República”, uma iniciativa que visa assinalar o Centenário da República.

Esta exposição é dedicada à história da I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal. Pretende-se “evocar as principais aspirações das gerações que se empenharam em promover e realizar as grandes causas da participação e do desenvolvimento do País, divulgando os seus ideais cívicos, as principais realizações e os seus grandes protagonistas”. Instalada numa viatura de grandes dimensões, a mostra é complementada com duas tendas de apoio, sendo possível ao visitante acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e transformações a que esteve associada.

De igual modo, a Biblioteca Municipal recebe a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, em que a partir de onze cartazes, ilustradores conceituados trabalharam plasticamente as ideias da República. Esta segunda exposição estará patente de 5 de Outubro a 30 de Novembro.

Num registo diferente, o Auditório Municipal acolhe, no dia 11 de Outubro, a peça de teatro “Breve História da República Portuguesa”. Em duas sessões, uma primeira dirigida especificamente aos alunos das escolas e outra para o público em geral, às 21h30, a companhia de Teatro Azul apresentará um trabalho bastante interessante acerca desta data, com particular significado histórico e cultural.

Adiante-se ainda que a Batalha vai estar representada nas Comemorações do Centenário da República que o Museu da Presidência vai organizar nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, com a presença dos grupos Sons do Lena e Gaiteilena.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.