(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Um mercado à século XIX

>Um mercado à século XIX

>

Na praça Mouzinho de Albuquerque

O tira-dentes anunciava as mezinhas enfrascadas para diversas maleitas, as bordadeiras trabalhavam com afinco, as vendedeiras de peixe, o oleiro e o latoeiro anunciavam os seus produtos, as leitoras da sina iam convidando os clientes a conhecerem o seu futuro, o retratista ia fazendo disparar a máquina para mais tarde recordar, os ranchos dançavam no meio da praça, ao redor das bancas de venda de vegetais, enchidos, pão e bolos, sardinha assada e vinho. E nesta representação da azáfama mercantil do século XIX, com o Mosteiro do século XIV por cenário, algumas centenas de pessoas fizeram de clientes a sério, em pleno século XXI.

Podemos resumir assim a tarde do passado dia 26 de Setembro, na praça Mouzinho de Albuquerque, na vila da Batalha. A iniciativa já se realiza há alguns anos e é marcada pelo sucesso, não só pelas muitas pessoas que vêm ver o mercado, como pelos cerca de 350 figurantes envolvidos na organização, com especial destaque para os elementos de vários ranchos folclóricos do concelho e não só.

Esta é uma forma da autarquia promover “as tradições da cultura popular e os produtos comercializados nos mercados da época”, muitos deles ainda hoje comercializados na região.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.