(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Festas da Santíssima Trindade nos dias 6 e 7 de Junho

>Festas da Santíssima Trindade nos dias 6 e 7 de Junho

>As Festas da Santíssima Trindade realizam-se, conforme o Calendário Litúrgico, oito semanas depois do Domingo de Páscoa. Este ano, serão no fim-de-semana de 6 e 7 de Junho. O momento central é a Eucaristia, às 11h00, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Mas a visibilidade maior é-lhe conferida pelas bonitas tradições populares, que em tempos a tornaram famosa e que actualmente se tentam manter. Trata-se da recolha das ofertas e tabuleiros com pão e bolos de ferradura, no sábado, para a procissão após a Missa dominical.
Anualmente é escolhido um “Imperador”, responsável pela festa e que encabeça a procissão. Recolhidas junto ao centro paroquial, as ofertas são o principal atractivo do arraial, havendo um concurso para eleger as que mais respeitam a tradição na decoração e transporte. Reza a lenda que o aparecimento das ofertas se deve ao agradecimento à Santíssima Trindade pelo milagre de ter livrado os celeiros dos frades dominicanos do Mosteiro de uma praga de insectos que atacou na região.
Também ligado à lenda e ao decurso da procissão é o momento em que, do alto do Carvalho do Outeiro, os mais novos lançam “merendeiras bentas” sobre os que passam em baixo. O destino é serem colocadas nos roupeiros e armários, onde protegerão as roupas do ataque da traça. Para quem não saiba, o melhor é começar por proteger a cabeça no momento da passagem no local, já que os pãezinhos são pequenos, mas duros…

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.