(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Formação na NERLEI

>Formação na NERLEI

>Prevenção de riscos profissionais

No âmbito do Programa de Prevenção de Riscos Profissionais, da responsabilidade da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT, anterior IDICT), a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria apresentou uma candidatura para desenvolver um projecto de formação destinado a sensibilizar empresários e trabalhadores.
Designada “O Contributo da Prevenção de Riscos Profissionais para a Produtividade das Empresas”, a acção é co-financiada pela ACT e engloba um diagnóstico das necessidades de formação no âmbito da prevenção de riscos profissionais e a realização de acções adequadas ao perfil de cada empresa participante.
Este projecto tem como objectivos criar práticas de organização, gestão e planeamento de segurança nos domínios da higiene e saúde no trabalho, adoptando uma abordagem preventiva, através da implementação das respectivas medidas correctivas; melhoria das competências internas das empresas em matéria de desenvolvimento organizacional e de condução de processo de mudança com vista à prevenção de riscos profissionais.
O projecto prevê o acompanhamento de 10 pequenas e médias empresas. Cada empresa deve ter um mínimo de 12 e um máximo de 18 participantes, sendo que neste grupo deve estar assegurada a presença de membros da gestão de topo, de chefias directas e de trabalhadores. O início está agendado para a segunda semana de Setembro, sendo que a formação decorrerá em horário laboral.
Com este projecto, a NERLEI pretende contribuir para que as empresas da região se tornem mais eficientes e competitivas através da diminuição do absentismo provocado por acidentes ou doenças profissionais dos seus trabalhadores. Para tal é fundamental a identificação e avaliação dos factores de riscos existentes no posto de trabalho e a sua redução através da implementação de medidas de prevenção.
Informações: apoiotecnico@nerlei.pt .

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.