(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
Hoje na TVI: Joaquim Carreira, um padre leiriense que vale a pena conhecer…

Hoje na TVI: Joaquim Carreira, um padre leiriense que vale a pena conhecer…

“A Lista do Padre Carreira” é o título da reportagem televisiva que passa nesta quarta-feira, 31 de Maio, no Jornal Nacional da TVI (20h00), sobre Joaquim Carreira, o reitor do Colégio Pontifício Português de Roma que, durante o ano lectivo 1943-44, deu refúgio e abrigo a meia centena de perseguidos, antifascistas, judeus e outros resistentes à ocupação nazi-fascista da capital italiana.

A reportagem é do jornalista António Marujo, em co-autoria com o jornalista Joaquim Franco, resultando de uma parceria entre o sítio 7MARGENS e a TVI/CNN-Portugal.

Joaquim Carreira foi um padre da diocese de Leiria cuja história vale muito a pena conhecer, um dos quatro portugueses declarados como “Justo entre as nações” pelo Yad Vashem por ter acolhido refugiados e judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Agora em formato televisivo, parte dessa rica história foi já revelada por António Marujo em jornal e em livro, bem como no sítio 7Margens, onde publicou já esta semana alguns textos sobre aspectos relevantes e inéditos da reportagem.

Para quem se interessar por temas de história, o jornalista apresenta neste sítio várias peças inéditas de grande interesse, como a de um capelão da Guerra Colonial expulso por querer descalçar os sapatos

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.