(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Estrada do Vale prestes a ser asfaltada

>Estrada do Vale prestes a ser asfaltada

>É uma das mais recentes vias abertas na freguesia, a ligar a rua Padre Joaquim Coelho Pereira à rua do Adrião, no início da Cividade. Foi baptizada com o nome de “Estrada do Vale” e será um futuro acesso preferencial para o trânsito entre estas duas vias, dada a sua centralidade e o facto de ser a via mais plana nesta ligação. Será, sem dúvida, uma escolha natural para os pais que levam as crianças à escola do Paço, vindos do Casal de Mil Homens, uma vez que a estrada que serve a escola não permite o cruzamento de veículos, pelo que se pondera vir a ter só o sentido descendente.
Assim, é com agrado que vemos o avançar das obras no local, prevendo-se para o final deste mês a sua conclusão. O traçado já foi definido, assegurando-se a estabilização do ribeiro com a colocação de um muro de pedra e garantindo-se a largura de 5,5 metros de largura em toda a extensão da via. O asfaltamento deverá ser feito ainda durante esta primeira semana de Fevereiro.
Também fase de conclusão, foi construído ao longo da estrada do Vale um passeio pedonal, dado prever-se também a sua utilização por das muitas pessoas que se deslocam a pé entre a Cividade “de baixo” e a “de cima”. Esta é, aliás, segundo António Lucas, presidente da Câmara da Batalha, entidade responsável pela obra, uma opção estratégica de futuro em todas as novas vias abertas em zonas urbanas. “Queremos promover a boa acessibilidade das novas vias urbanas, tanto para automóveis como para os peões, pois hoje circulam muitas pessoas a pé nas nossas estradas, e a segurança é uma das nossas prioridades”, adianta o presidente.
E como via urbana que é, numa zona classificada para construção, está também dotada de ramais de água, de iluminação pública e de rede de esgotos, cuja passagem, aliás, motivou a abertura inicial deste troço, há cerca de dois anos.
É mais uma importante infra-estrutura viária na nossa freguesia, a utilizar em pleno lá para o final deste mês.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.