(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas”

>”Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas”

>Simpósio Ibero-Americano será na Batalha

A Sociedade Portuguesa de Espeleologia e a Sociedade Espanhola para a Defesa do Património Geológico e Mineiro vão organizar, de 29 de Junho a 1 de Julho, um Simpósio Ibero-Americano sobre o “Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas”, a ter lugar no auditório municipal da Batalha.
O encontro, que conta com o apoio da autarquia da Batalha, através do Museu da Comunidade Concelhia, incluirá diversas comunicações de especialistas convidados e abrirá também a possibilidade para intervenções livres dos participantes. Dos trabalhos constará, ainda, uma visita de campo de um dia e, a terminar, uma mesa redonda para debate das conclusões.
Os temas escolhidos para este simpósio foram: “Génese e morfologia das regiões cársicas”; “Património e recursos geológicos associados ao carso (recursos minerais e hidrogeológicos); “Valor e uso social do carso”; e “Arqueologia em áreas cársicas”. Temas que serão apresentados nas quatro línguas oficiais do simpósio – Português, Espanhol, Francês e Inglês – o que demonstra “o cariz e a importância internacional que este evento merece”.
Para além do dia de campo que está incluído na agenda do encontro, estão ainda previstas visitas a diversos pontos de interesse patrimonial desta zona cársica, tais como a Pedreira do Galinha, o Algar do Pena, Centro de acolhimento do PNSAC – Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, o EcoParque Sensorial da Pia do Urso, assim como às diversas grutas da nossa região.
Informações: http://carso.ineti.pt.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.