(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Virgílio Roldão aposta na qualidade

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>Laboratório recebe certificado
O laboratório de análises clínicas Virgílio Roldão celebrou, no passado dia 17 de Maio, a entrega formal do certificado de qualidade, em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2000 e simultaneamente com as Normas para o Laboratório Clínico da Ordem dos Farmacêuticos.
A sessão oficial decorreu na sede da empresa, na Marinha Grande, e contou com a presença de algumas dezenas de pessoas e instituições ligadas à saúde e aos diferentes sectores da vida pública local e nacional, entre as quais, João Barros Duarte, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Jorge Silva Pereira, coordenador da Sub-Região de Saúde de Leiria, Rosa Silva, membro do conselho de administração da Associação Portuguesa de Certificação (APCER), Francisco Faria, presidente da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) e vice-presidente da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL), e Rui Botelho, director do departamento de Qualidade da Ordem dos Farmacêuticos.
Este processo de certificação da qualidade promovido pelo Laboratório Virgílio Roldão foi concluído em Janeiro de ano e representa o “culminar de um projecto ambicioso, que teve por objectivo dotar esta instituição de ferramentas capazes de elevar a fasquia da qualidade dos nossos serviços”, afirmou na ocasião a anfitriã do evento, Filomena Lencastre, gestora e directora técnica da empresa. Daí que esta cerimónia da entrega formal do certificado seja assumido como um “momento de especial importância para a vida desta instituição, que conta já com quase 50 anos de existência”.
Procurando que as novas instalações, inauguradas em Setembro de 2004, cumprissem “todos os requisitos técnicos e legais” e fossem dotados de “meios proporcionadores de bem-estar para os colaboradores e utentes, a fase inicial seguiu o objectivo de “instalações, recursos humanos e recursos materiais serem enquadrados nos processos técnicos e de gestão do Laboratório, de modo a formarem um sistema abrangente, capaz de garantir os objectivos de qualidade a que nos propusemos”, explicou a directora técnica. Numa segunda fase, a da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, passou-se ao estabelecimento das normas exigidas para a certificação, “cujos requisitos estão, directa e especificamente, direccionados para a excelência do desempenho da actividade analítica”, como forma de garantir “ferramentas de desenvolvimento, sustentação e melhoria contínua do desempenho do Laboratório, colocando-o em condições de fazer face aos desafios do futuro”. Partindo deste trabalho, Filomena Lencastre concluiu que “abrimos assim as portas a uma nova fase da vida desta instituição”.

História da empresa
O Laboratório de Análises Clínicas Virgílio Roldão foi fundado em 1959, na Marinha Grande, por Virgílio Morais Roldão, que de forma pioneira iniciou a actividade de prestação de serviços nesta área. Em 1988, a gerência da empresa e a direcção técnica do laboratório foram assumidas por Filomena Lencastre, que lhe imprimiu um novo impulso com vista ao progresso, alargando o leque de serviços, especializando-os e adequando-os às exigências do progresso científico, ao mesmo tempo que procurava estabelecer parcerias e protocolos de colaboração com outros laboratórios especializados, de forma a aumentar a sua capacidade de resposta e a qualidade. Também no âmbito geográfico, estendeu a sua acção à Batalha, Leiria, S. Mamede e Alqueidão da Serra.
Procurando sempre a sua modernização, o laboratório está actualmente apetrechado com sofisticados equipamentos que lhe permitem desenvolver as seguintes valências: Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Endocrinologia e Toxicologia. Como parte deste esforço, em 2004 a empresa adquiriu e planificou novas instalações, para as quais se mudou no final do mesmo ano. A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, com vista à certificação, agora conseguida, foi mais um importante passo para o futuro da instituição, que deseja conotar-se com “um serviço de reconhecida qualidade” e cuja “imagem de marca é antes de tudo a simpatia dos seus colaboradores”.

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