(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”Leiria Região Digital” apresenta resultados

>”Leiria Região Digital” apresenta resultados

>Novas redes municipais, turísticas, empresariais e de ensino

Um dos projectos promovidos pelos municípios que integram a AMLEI, onde se inclui a Batalha, é o “Leiria Região Digital”, que tem por objectivo colocar as tecnologias da informação e da comunicação ao serviço do desenvolvimento regional e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
O caminho escolhido foi dotar os municípios e as freguesias de uma vasta e integrada rede digital de forma a facilitar a proximidade entre o cidadão e a administração central, ao mesmo tempo que fomenta a criação da aldeia global. O projecto contou com a colaboração de 8 municípios (Leiria, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós), 99 freguesias e outras entidades envolvidas, tal como a Região de Turismo Leiria/Fátima, a Associação Empresarial de Leiria, o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas especiais e Plásticos e o Instituto Politécnico de Leiria. Com um investimento de 7,5 milhões de euros, o projecto trouxe maior qualificação das populações, abrangendo mais de 320 mil habitantes e uma área de 2500 quilómetros.
O resultado da implementação deste projecto foi apresentado no passado dia 15 de Julho, no Castelo de Ourém, numa cerimónia presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. As populações contam agora com uma rede on-line mais funcional, com mais de 300 pontos de acesso à internet de banda larga, em espaços públicos e postos fixos com e sem fios. As redes autárquicas foram reestruturadas e criadas outras redes municipais de banda larga. No turismo, o projecto permitiu a criação de um novo portal da região de Turismo Leiria/Fátima e no sector empresarial, para além da criação do directório de empresas, foi também criada uma bolsa de emprego regional e uma agenda empresarial. Finalmente, o ensino foi agraciado com a criação de 3 novos cursos superiores à distância e uma plataforma com 24 mil utilizadores, 1100 unidades curriculares e bibliotecas on-line.
Na página da autarquia da Batalha – www.cm-batalha.pt – pode já encontrar ligações a alguns serviços inovadores e a uma oferta alargada de informação.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.