(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Celebração Nacional do Ano Paulino em Fátima

>Celebração Nacional do Ano Paulino em Fátima

>“Para mim viver é Cristo”

A Conferência Episcopal Portuguesa prepara uma celebração de âmbito nacional, a realizar no Santuário de Fátima, no dia 25 de Janeiro de 2009. Integrada nas celebrações do Ano Paulino, esta proposta/convite lançada aos portugueses será, no dia litúrgico da Festa da Conversão de São Paulo, centrada num aspecto englobante da doutrina do Apóstolo e terá como lema “Para mim viver é Cristo” (Fl 1, 21).
Para além de outras actividades na vigília, e durante a tarde do dia 25, a celebração terá como momento alto a Eucaristia, às 11h00 do dia 25, no Recinto de Oração, presidida por D. Antoine Audo, bispo sírio, com a presença dos bispos de Portugal.
“O ofertório desta celebração será destinado para ajuda da Igreja na Síria e quer manifestar a nossa consonância com a colecta Paulina, fenómeno único no cristianismo antigo e sinal de comunhão entre as Igrejas”, referiram os bispos em comunicado, no final da Assembleia realizada em Fátima em Novembro passado.
A CEP exorta as dioceses, paróquias, movimentos e outros grupos e comunidades cristãs de Portugal a que dinamizem o Povo de Deus para participar nesta evocação do bimilenário do nascimento de S. Paulo, a nível nacional. Recorde-se que Papa Bento XVI proclamou um “Ano Paulino”, para celebrar os 2000 anos do nascimento de São Paulo, com início na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, a 29 de Junho de 2008, e a terminar um ano depois.
Em conferência de imprensa, no dia 12 de Outubro de 2008, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima e vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, definiu esta vivência do Ano Paulino em Portugal como um “convite à revitalização de toda a Igreja, tendo como guia este gigante da fé, que é São Paulo”.
O programa da celebração nacional é o seguinte:
Sábado, 24 de Janeiro
21h00 – Rosário na Capelinha das Aparições e procissão de velas
22h30 – Vigília Paulina
Domingo, 25 de Janeiro
10h00 – Rosário na Capelinha das Aparições
11h00 – Missa no Recinto
14h30 – Festa Paulina, na Igreja da Santíssima Trindade: Evocação de São Paulo (audiovisual), participação da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e Coro da Sé do Porto.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.