(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>”Escola Sabiente” é o novo desafio que chega à Batalha

>”Escola Sabiente” é o novo desafio que chega à Batalha

>Educação e sensibilização ambiental
“SABIENTAR®” é o nome da mais recente iniciativa que a Câmara Municipal da Batalha e a SUMA promovem, a partir de Janeiro, em todas as escolas deste município.
Tendo por base a certificação de competências ambientais e de cidadania, este projecto será desenvolvido através de sessões por contacto pró-activo e da distribuição qualitativa de um Manual de Fichas Curriculares, em que são abordadas as questões relacionadas com o ambiente, nomeadamente, limpeza urbana, triagem e deposição selectiva, redução e valorização de resíduos.
A exploração do manual será efectuada em contexto de aprendizagem (sala de aula), mas lança também alguns desafios para a concretização de acções e iniciativas fora do círculo escolar, junto dos pais, amigos e vizinhos.
Para aferir o sucesso da implementação de rotinas ambientais e de cidadania, as escolas da Batalha, ao longo do próximo ano, serão sujeitas a auditorias, para avaliação dos procedimentos de redução, reutilização e reciclagem adoptados nos diferentes espaços que as integram e, no final do ano lectivo, os alunos terão de responder a um teste de avaliação de competências individuais.
Os estabelecimentos de ensino que obtiverem classificação positiva nos dois instrumentos de avaliação receberão o galardão “Escola Sabiente” e as respectivas bandeiras e certificados, que distinguem a comunidade escolar como quadro de referência, suscitando, por isso, esforços de reprodução destas actuações por parte dos seus pares.
Esta é mais uma iniciativa integrada no plano de acções da Agenda Local XXI.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.