(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Temos boa “qualidade de vida”

>Temos boa “qualidade de vida”

>Estudo coloca Batalha em 35º, entre 278 municípios

O Concelho da Batalha volta a aparecer bem destacado no plano nacional no que concerne aos municípios com melhor qualidade de vida. A referência aparece no trabalho intitulado “Os municípios e a qualidade de vida em Portugal: proposta metodológica com vista à sua mensuração e ordenação”, realizado por docentes da Universidade da Beira Interior, com a orientação do doutor José Pires Manso.
Na memória descritiva do estudo, é proposto o desenvolvimento de uma metodologia original e inovadora, simples e exequível, capaz de integrar na mesma base de observação os distintos itens de análise dos factores explicativos do bem-estar das populações. Recorrendo a técnicas de observação de dados que permitiram a análise de variáveis simples e elaboradas, o estudo observou dados distintos relativos às condições materiais, sociais e económicas verificas nos diferentes concelhos do País.
A Batalha, num total de 278 Municípios, surge na 35ª posição, numa lista dominada, nas primeiras posições, pelos municípios da grande Lisboa e do Algarve.
É de referir que, já em 2001, num estudo de grande dimensão efectuado pelo ISCTE, o concelho da Batalha surgiu mencionado como um dos concelhos “bastante favoráveis”, face às tipologias elencadas no estudo em causa, denominado “Municípios, Sustentabilidade e Qualidade de Vida”.
O estudo pode ser consultado em: www.dge.ubi.pt/pmanso/qualid_vida_pmanso_nuno.pdf.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.