(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Reedição de James Murphy

>Reedição de James Murphy

>Zita Seabra apresenta obra sobre o Mosteiro

O salão nobre dos Paços do Concelho da Batalha recebe, no dia 20 de Dezembro, às 20h30, o lançamento da obra “Arquitectura Gótica – Desenhos do Mosteiro da Batalha – Reedição do Álbum de 1795”, numa edição da Alëtheia Editores.
A obra aborda o papel que o Mosteiro da Batalha teve na divulgação internacional do movimento “gothic revival” e a função activa que o monumento desempenhou na cultura e na arte do século XVIII. Consiste na reedição do famoso álbum de James Murphy, que, em 1788, procedeu ao levantamento arquitectónico pormenorizado deste monumento, então desconhecido pela maioria dos portugueses.
Desta visita ao Mosteiro da Batalha resultou um magnífico álbum, publicado em 1795, acompanhado de um estudo sobre arquitectura gótica, levando a que o Mosteiro se transformasse numa fonte de reflexão e imitação para arquitectos, quer em Inglaterra, quer na Alemanha.
Presentes na cerimónia de lançamento estarão a autora da publicação, Maria João Neto, e a responsável pela editora, Zita Seabra, bem como o director do monumento, que fará a apresentação de James Murphy.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.