(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Abertura do Museu S. João de Deus no Telhal – Sintra

>Abertura do Museu S. João de Deus no Telhal – Sintra

>No próximo dia 8 de Março, dia de São João de Deus, será inaugurado um museu com o nome deste Santo, a funcionar na Casa de Saúde do Telhal, concelho de Sintra, onde são expostas cerca de 900 peças que dão a conhecer a história da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (OHSJD) em Portugal, bem como a evolução da psiquiatria, da farmacologia e da enfermagem no nosso país. A inauguração será presidida pelo Cardeal Patriarca, com a presença de Maria Cavaco Silva, contando com almoço, visita às instalações e uma sessão solene.
O provincial, irmão José Augusto Louro, explica que “a ideia deste museu partiu do desejo de preservar o património artístico e museológico da Província Portuguesa da OHSJD, espalhado pelos mais díspares lugares, e ao mesmo tempo dar a conhecer a história e a evolução da assistência médica-hospitalar, em geral, e da psiquiatria em particular”.
De referir que o museu fica integrado na Casa de Saúde do Telhal, um centro de assistencial na área da psiquiatria, saúde mental e reabilitação psicossocial, onde trabalhou Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina. Uma das valências do espaço será a educativo, com o objectivo de “sensibilizar e motivar os diferentes públicos para as temáticas da saúde e da doença mental, da arte, do ambiente e da responsabilidade social, integrando momentos de formação que estimulam uma aproximação às pessoas vítimas do estigma da doença mental”. Entre as acções previstas, estão seminários, conversas com os doentes e oficinas criativas para os mais jovens.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.