(Freguesia da Golpilheira • Concelho da Batalha • Distrito de Leiria)
 
>Combate à obesidade infantil

>Combate à obesidade infantil

>Projecto vai envolver cerca de 850 crianças do 1° ciclo

Decorreu no passado dia 10 de Fevereiro, no Município da Batalha, a apresentação aos responsáveis das escolas do concelho do programa “Batalha Saudável”, com o intuito de promover hábitos de alimentação saudáveis junto das crianças em idade escolar. O projecto pretende ter uma natureza formativa e pedagógica, integrando, em simultâneo, as estratégias de formação e de intervenção estabelecidas no Programa Nacional de Combate à Obesidade.
Previsto para os meses de Março a Maio de 2009, o projecto “Batalha Saudável” envolve o Município da Batalha e a empresa municipal Iserbatalha, EEM, responsável pelo serviço de prolongamento de horários escolares no concelho. Para a sua concretização, a autarquia vai estabelecer parcerias com o Agrupamento de Escolas da Batalha, o Colégio de São Mamede, a Associação de Pais e o Centro de Saúde da Batalha, para o acompanhamento das crianças sinalizadas. De igual forma, pretende-se envolver nesta iniciativa as empresas locais do sector alimentar e as associações de produtores agrícolas, para fornecimento/divulgação de alimentos saudáveis. A supervisão técnica das acções a empreender caberá a uma nutricionista e ao delegado de saúde da Batalha.
No âmbito das diversas actividades previstas, pretende-se proceder a uma avaliação do estado nutricional das cerca de 850 crianças do 10 ciclo do ensino básico do concelho da Batalha, através da medição do peso, da altura, do cálculo do índice de massa corporal (IMC) e sua análise, através das curvas de crescimento. Após a análise dos dados recolhidos, proceder-se-á à sinalização das crianças que registem excesso de peso (IMC entre o percentil 85 e o percentil 95) ou obesas (IMC acima ou igual ao percentil 95), bem como à elaboração de um relatório final da iniciativa e divulgação das conclusões.
Simultaneamente, para um melhor envolvimento das crianças na acção, serão desenvolvidas acções de sensibilização sobre hábitos alimentares, designadamente, uma apresentação sobre a roda dos alimentos, a realização de jogos didácticos e a confecção de um “lanche saudável” pelos alunos.
Por outro lado, também os pais serão envolvidos no projecto, em acções de sensibilização sobre hábitos saudáveis de alimentação e de higiene.
A 19 de Maio, será promovido um programa especial de comemoração do Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade.
Definida pela Organização Mundial de Saúde como “acumulação excessiva de massa gorda”, a obesidade é actualmente e “um problema de saúde pública, uma doença crónica própria das sociedades modernas, que regista níveis preocupantes”. Cerca de um bilião de pessoas em todo o mundo têm excesso de peso, das quais, 300 milhões são obesas. Em Portugal, 37% da população tem excesso de peso e 14,5% é obesa, registando-se números semelhantes entre as crianças.

Partilhar/enviar/imprimir esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.